A Zephr seleccionou quatro desafios onde a tecnologia pode ser crucial para dar o salto e resolver o problema ou aumentar a audiência. Segundo esta empresa focada em soluções de media, da Zuora, é preciso dedicar tempo à inteligência artificial.

Num relatório recente da WAN-IFRA, mais de 75% dos editores disseram que a inteligência artificial e a análise de dados em grande escala serão essenciais para o sucesso das suas empresas nos próximos três anos. Não só em grandes redacções, mas igualmente em pequenas unidades regionais.

A recolha, análise e utilização de dados serão aproveitadas, provavelmente, para o desenvolvimento de ferramentas inteligentes de acesso pago, integrando-se num pacote de tecnologia mais ampla.

O principal obstáculo à implementação da análise inteligente de dados é a falta de talentos e habilidades. Consequentemente, os editores digitais que desejam avançar rapidamente com suas estratégias de dados devem considerar uma abordagem mais colaborativa. Isso significa, principalmente, procurar uma tecnologia que seja intuitiva, fácil de adoptar e que possa ser operada por equipas técnicas e de negócios.

Os cookies de terceiros estão cada vez menos confiáveis ​​e o seu fim, apesar dos atrasos, já tem data marcada. Isso pode ser problemático para 82% dos sites que ainda dependem de cookies para exibir os seus anúncios. Alguns editores, já construíram relações fortes com os seus leitores e recolhem dados diretamente, mas outros ainda não começaram a procurar soluções ou estão muito atrasados ​​e podem achar mais difícil sobreviver ao “apocalipse dos cookies”.

As tecnologias desenvolvidas para registos e paywalls tornam mais fácil e valioso para os utilizadores partilhar os seus dados, e isso oferece uma ajuda considerável aos editores que, até agora, dependiam fortemente de dados de terceiros.

Muitos editores e apresentadores de podcast expressaram preocupação com o futuro, já que as viagens foram limitadas devido à pandemia e aos bloqueios. Mas, embora a duração tenha diminuído, isso não afectou significativamente o consumo de podcast. Na verdade, a popularidade dos podcasts continuou a crescer durante e após os bloqueios. Portanto, já está claro que é uma tendência que veio para ficar.

Esta é a hora de apostar no áudio sob demanda, aproveitando tudo o que a tecnologia permite, e não apenas para o desenvolvimento do produto em si, mas para explorá-lo dentro de uma estratégia global. Por exemplo, existem orgãos que criaram um paywall para os seus podcasts e estão disponíveis apenas com uma assinatura mensal, e outros estão pensando em adoptar essa estratégia.

Novas tecnologias como NFTs podem continuar a desenvolver-se até como meio de pagamento. Este será talvez o ponto mais discutível do relatório Zephr, porque outros documentos indicam que não houve uma explosão de NFTs como previsto. No entanto, para o Zephr, os NFTs podem ser produtos de longa duração na media.

"Enquanto alguns acham que apresentam um novo fluxo de receita lucrativo, outros acreditam que são apenas os exemplos mais recentes de uma tendência passageira", afirma o relatório.