Foram recentemente anunciados os trabalhos vencedores do Prémio de Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva.

A reportagem “Morte no rio do ouro”, na floresta amazónica, ganhou a 4.ª edição deste Prémio.

O trabalho, publicado no jornal Expresso, é da autoria da jornalista Christiana Martins e foi distinguido por se tratar de “excelente jornalismo de investigação”, explicou o júri.

Foram, ainda, atribuídas duas menções honrosas.

Os jornalistas Paulo Barriga, Micael Pereira, Filipe Teles e Pedro Coelho foram reconhecidos pela “extraordinária” investigação jornalística “Operação Lawrence – A aventura do banqueiro Ricardo Salgado no país do coronel Kadhafi”, publicada no Expresso.

Já Rúben Tiago Pereira e a sua extensa equipa foram distinguidos pelo “magnífico exemplo” da reportagem multimédia “Baixa de Lisboa: Liquidação Total”, também do semanário Expresso.

O júri do Prémio foi constituído por Nicolau Santos (presidente do Conselho de Administração da RTP), David Pontes (director do Público), João Vieira Pereira (director do Expresso), Francisco Belard (vice-presidente do Clube de Jornalistas) e Luísa Meireles (directora de informação da Agência Lusa)

O Prémio de Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva é atribuído pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Clube de Jornalistas.

(Créditos da fotografia: redes sociais da INCM)