A jornalista Luísa Nhantumbo, da Agência Lusa, recebeu o prémio de “Melhor Repórter de Imagem” nos Media Club Awards 2025, em Moçambique. A distinção reconhece o seu trabalho de cobertura das eleições presidenciais de 2024, que levou a que fosse apelidada de “fotógrafa das manifestações”. 

Durante a cerimónia, realizada no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo, foi destacado o contributo da repórter, que “captou imagens icónicas” antes, durante e depois do escrutínio presidencial de Outubro de 2024. As eleições foram marcadas por forte contestação dos resultados, com mais de 400 mortos e 7200 detidos, segundo dados da plataforma Decide. 

Luísa Nhantumbo, jornalista da Lusa desde 2019 e actual coordenadora da delegação em Moçambique, afirmou que o prémio representa o reconhecimento do frenesim dos seus dias e da própria delegação e agência de notícias. Sublinhou ainda que a distinção é especial por valorizar a vertente visual do jornalismo: “É importante porque especifica a coisa que eu mais gosto de fazer, que é reportar através de imagens — fotograficamente e, por vezes, em vídeo.” 

A repórter referiu que o seu trabalho tem procurado ser “um espelho nacional e internacional dos acontecimentos que marcam a História de Moçambique”. Sobre a liberdade de imprensa, a jornalista afirmou que, durante as manifestações, nunca sentiu impedimentos, mas reconheceu que existem lacunas na liberdade de imprensa em Moçambique. Defende, por isso, “mais espaço aos jornalistas para serem jornalistas”. 

A direcção de informação da Lusa felicitou Nhantumbo, sublinhando que “as fotografias e vídeos da Luísa têm mostrado um lado da vida real moçambicana menos retratado, com inegável qualidade e talento”. 

(Créditos da imagem: Bloco 4 Foundation)