Jornalista Mariana Van Zeller ganha cinco Emmys
A série documental Na Rota do Tráfico: Submundos com Mariana Van Zeller, emitida pela National Geographic, conquistou cinco prémios Emmy de jornalismo, no final de Setembro, informa a SIC Notícias.
Estavam nomeados 19 episódios para mais de 10 categorias, tendo a jornalista levado para casa os prémios de Excelência em Cobertura de Ciência e Tecnologia (com o episódio “Ciberpiratas”), Excelência em Jornalismo de Vídeo (“Petróleo Terrorista”), Excelência na Cobertura de Negócios, Consumos e Economia (“Bebés do Mercado Negro”), Excelência em Edição (“Armas fantasma”) e Direcção de Luz (“MDMA”).
Nesta série, em cada episódio, a jornalista “investiga um submundo diferente — desde o tráfico de órgãos humanos a assassinos contratados, à extorsão sexual e ao tráfico de noivas — com o objectivo de conhecer quem se move nele, perceber como funciona o negócio e compreender melhor a economia paralela que gera vários biliões de dólares”, lê-se na sinopse, no site da National Geographic.
Em Julho deste ano, Mariana Van Zeller disse à SIC Notícias que está já a ser gravada a quinta temporada da série.
Em Portugal, Na Rota do Tráfico é transmitida pela National Geographic e pode ser vista também na Disney +.
Mariana Van Zeller, actualmente uma das mais prestigiadas jornalistas de investigação, começou por estagiar na SIC, em 2000, tendo depois integrado a equipa da SIC Notícias. Aos 25 anos, foi para Nova Iorque fazer um mestrado, altura em que descobriu o mundo dos documentários.
Em Março de 2003, depois da invasão do Iraque, foi para a Síria, onde gravou a sua primeira reportagem. “Eu sabia que, enquanto jornalista, tinha de estar ali”, conta numa entrevista à SIC Notícias.
A parceria com a National Geographic começou em 2011. Em 2020, estreou a série documental Na Rota do Tráfico.
(Créditos da fotografia: Conta oficial de Instagram de Mariana Van Zeller)