A fotografia vencedora do concurso World Press Photo de 2024 retrata uma mulher palestiniana a abraçar o corpo da sobrinha, em Gaza. O anúncio da “foto do ano” foi feito no dia 18 de Abril.

O prémio num dos concursos mais prestigiados à escala global foi entregue ao fotógrafo da Reuters, Mohammed Salem.

Segundo o site da World Press Photo, na imagem pode ver-se Inas Abu Maamar, de 36 anos, a embalar o corpo da sua sobrinha Saly, de cinco anos, que foi morta, tal como a sua mãe e irmã, quando um míssil israelita atingiu a casa em que estavam, em Khan Younis.

Para o júri do concurso, a fotografia é uma composição de “cuidado e respeito”, representando, ao mesmo tempo, o “vislumbre metafórico e literal de uma perda inimaginável”.

Para o fotógrafo palestiniano, o momento “resume o sentido mais amplo do que se estava a passar na Faixa de Gaza”. “As pessoas estavam confusas, a correr de um lado para o outro, ansiosas por saber o destino dos seus entes queridos, e esta mulher chamou-me a atenção porque segurava o corpo da menina e recusava-se a largá-lo”, descreve o fotógrafo, citado pela Euronews.

Mohammed Salem, de 39 anos, diz que a foto foi tirada poucos dias depois de a sua própria mulher dar à luz.

O fotojornalista já tinha sido reconhecido pelo seu trabalho no contexto do conflito israelo-palestiniano, recorda a Associated Press.

(Créditos da fotografia: Mohammed Salem, Reuters)