As jornalistas Margarida Vaqueiro Lopes e Cesaltina Pinto, da Exame, foram distinguidas com o prémio “Jornalismo que Marca”, atribuído pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca – na sua quinta edição.

O prémio “Jornalismo que Marca” reconhece trabalhos jornalísticos que abordem temas na área da marca e da sua envolvente económica e social.

O artigo pelo qual as jornalistas foram premiadas, com o título “As fénix renascem”, foi entregue na conferência “Redesenhar o Futuro das Marcas”, promovida pela Centromarca, em Lisboa.

O trabalho em causa, conta como várias marcas portuguesas “conquistaram os corações dos clientes, estiveram praticamente desaparecidas e, nos últimos anos, renasceram”, conseguindo recuperar receitas, num mercado como o de hoje, que é altamente competitivo.

“O artigo vencedor desta edição mostra a força que as marcas portuguesas têm, se forem autênticas e bem trabalhadas”, referiu o presidente do júri, Ricardo Miranda, da Wonder\Why.

Neste evento, houve ainda espaço para a atribuição de uma menção honrosa à jornalista Inês Rocha, pela investigação “Pegada Digital”, publicada no ano passado pela Rádio Renascença. Esta série de oito peças, concentra-se na forma como os dados dos consumidores são tratados por empresas e entidades do Estado, num trabalho que inclui texto, infografia, ilustração e música original.

“Todos os anos, o prémio «Jornalismo que Marca» tem apoiado jornalismo rigoroso, fundamental para o bom funcionamento do mercado e para uma tomada de decisão informada pelos consumidores”, declarou Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, que aproveitou, ainda, para agradecer “a todos os participantes desta e das edições anteriores, não só pelas excelentes peças que têm apresentado a concurso, mas também pelo trabalho de qualidade que desempenham todos os dias”.