A Impresa anunciou que os órgãos de comunicação social do Grupo, SIC e Expresso, aprovaram uma Carta de Princípios para a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas redacções.

A Carta foi validada pelos conselhos de redacção do canal de televisão e do semanário da Impresa, diz o Grupo em comunicado, acrescentando que estes órgãos são os primeiros a apresentar um documento desta natureza em Portugal.

A IA já é usada pelos jornalistas do Expresso e da SIC em “valências que vão desde a automação de tarefas repetitivas até à conversão de formatos, auxílio na pesquisa e investigação, ou recomendações e apoio na produção de peças jornalísticas”, lê-se no comunicado.

Por não ser “ainda possível conhecer o verdadeiro alcance destas tecnologias”,  os responsáveis do Grupo consideram “necessário afirmar um conjunto de princípios” que as equipas adoptarão enquanto experimentam as potencialidades da IA, explica o artigo de anúncio no Expresso.

A Carta inclui “um conjunto de normas e práticas”, designadamente nas “áreas de qualidade e responsabilidade pelo conteúdo, transparência, propriedade intelectual e fontes de informação”.

“Estes princípios complementam os nossos Estatutos Editoriais e o Código de Conduta dos jornalistas”, acrescenta o texto.

“A IA nunca substituirá o papel fundamental que os jornalistas têm — e terão sempre — na produção de jornalismo de qualidade e que cumpra os princípios deontológicos da profissão. Mas é, sem dúvida, uma ferramenta que pode ajudar-nos a melhorar o que fazemos, desde que devidamente enquadrada e com regras claras sobre a sua utilização”, diz, no comunicado, Ricardo Costa, director-geral de informação da Impresa e director de informação da SIC.

Já João Vieira Pereira, director do Expresso, afirma que o Grupo “tem um vasto histórico de pioneirismo na adopção de tecnologias [inovadoras]". “Este é mais um passo nesse sentido, porque nos permite incorporar uma tecnologia essencial para melhorar o nosso trabalho, mas também minimizar os perigos que o mau uso da IA pode trazer para a objectividade e transparência do jornalismo”, acrescenta.

Recorde-se que a Impresa anunciou, em Maio deste ano, uma parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS) para a criação do Media & Analytics Lab, uma iniciativa que une a ciência de dados e a IA para o desenvolvimento de projectos no sector dos média.

(Créditos da fotografia: Site da Impresa)