O grupo Impresa e a Information Management School (IMS), da Universidade Nova de Lisboa, celebraram um protocolo para a criação do Media & Analytics Lab, um laboratório de análise de dados e inteligência artificial (IA) dedicado ao jornalismo, noticia o Eco.

O Media & Analytics Lab “ambiciona ser um centro de excelência para a inovação e a aplicação prática de análise de dados no jornalismo e na comunicação social”, segundo anúncio oficial.

Através da parceria entre as duas entidades, serão criadas ferramentas de combate à desinformação com recurso à IA, bem como programas de formação para os colaboradores da Impresa ministrados pelos especialistas da NOVA IMS.

“Numa era global onde as notícias falsas são vistas como uma ameaça séria às democracias, este laboratório equipa os nossos jornalistas com ferramentas essenciais de ciência de dados e IA, cruciais no combate à desinformação e na promoção de um jornalismo rigoroso e fundamentado“, afirma Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, citado em comunicado.

Por seu turno, Miguel de Castro Neto, director da NOVA IMS, refere que “a capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados de forma eficiente é crucial num mundo onde os dados são produzidos a uma velocidade e volume sem precedentes”.

O protocolo contempla, ainda, o lançamento do primeiro curso de jornalismo de dados no próximo ano lectivo, de acordo com o Meios & Publicidade (M&P).

O Media & Analytics Lab ficará situado nas instalações da Impresa, em Paço de Arcos.

Os novos hábitos de consumo de notícias e a relação dos mais novos com a informação são alguns dos temas da investigação aplicada a que o laboratório se irá dedicar.

(Créditos da fotografia: Site da Impresa)