Projecto do Jornal da Bairrada aproxima jovens do jornalismo regional
O Jornal da Bairrada está a desenvolver um projecto de literacia mediática junto dos estudantes da região, com o objectivo de estimular o pensamento crítico face à informação.
O projecto, intitulado “JB vai à Escola”, foi iniciado no ano lectivo 2022/2023 e, desde então, já realizou cerca de 25 palestras junto de alunos do 9.º ao 12.º ano, com uma média de 60 a 70 estudantes por sessão.
Inicialmente limitado a um concelho da Bairrada, o impacto do projecto levou a que o mesmo fosse expandido aos seis concelhos onde o jornal tem implantação: Oliveira do Bairro, Anadia, Mealhada, Águeda, Cantanhede e Vagos.
O principal objectivo do projecto é sensibilizar os jovens para a desinformação, dotando-os de ferramentas para identificar notícias e mensagens falsas e práticas ilegais de partilha de conteúdos jornalísticos.
Recentemente, a Inteligência Artificial (IA) passou a integrar os temas abordados, permitindo reflexões sobre os seus impactos no conhecimento e na informação jornalística.
As palestras são dinamizadas por jornalistas do jornal local e incluem uma componente interativa e participativa: “Em cada sessão, os alunos são convidados a reflectir, debater e interagir com o orador, tornando-se, no final, verdadeiros ‘embaixadores’ da defesa da imprensa e do bom jornalismo”, explicou à Lusa a directora do jornal, Oriana Pataco.
Cada escola participante recebe semanalmente o Jornal da Bairrada em formato digital, garantindo acesso gratuito e regular à informação regional e aproximando a comunidade escolar da realidade informativa da região.
Segundo Oriana Pataco, o balanço do projecto é muito positivo: “Além de reforçar a ligação entre o Jornal da Bairrada e a comunidade educativa, contribuiu para formar jovens mais conscientes e informados, promovendo a cidadania activa, o pensamento crítico e a valorização da imprensa regional como pilar da democracia.”
No ano lectivo 2025/2026, o projecto manter-se-á activo, desenvolvendo actividades nos mesmos moldes anteriores, mas com metodologias ainda mais participativas, adaptadas à realidade dos jovens, incluindo novas ferramentas digitais que incentivam o pensamento crítico e o envolvimento directo dos estudantes.
Em 2024, o projecto foi reforçado com o apoio do Fundo Cultural/Visapress.
(Créditos da imagem: Diogo Ventura/Observador - imagem retirada do site do Observador)