O Papa e as agências noticiosas como um “antídoto” contra a desinformação

O Papa Leão XIV afirmou, recentemente, que as agências de notícias devem funcionar como um “antídoto” contra a proliferação da “informação lixo”. Durante uma audiência no Vaticano com cerca de 150 executivos e directores de agências de notícias de todo o mundo, incluindo uma delegação da agência Lusa, liderada por Joaquim Carreira, o líder da Igreja Católica afirmou que os jornalistas podem ser “uma barreira contra aqueles que, através da antiga arte de mentir, procuram criar divisões para reinar”.
“Podem também ser um baluarte de civilidade contra as areias movediças da pós-verdade”, acrescentou Leão XIV, destacando que a comunicação deve libertar-se de práticas como a concorrência desleal e o clickbait.
O Papa salientou ainda que as agências de notícias estão na linha da frente da informação, devendo compatibilizar a sustentabilidade económica com a protecção do direito a uma informação rigorosa e equilibrada. Para Leão XIV, os media não podem separar o seu trabalho da divulgação da verdade, sendo a transparência das fontes, a responsabilidade e a qualidade elementos essenciais para que os cidadãos exijam “informação digna desse nome”.
A audiência marcou o início da 39.ª Conferência Internacional Minds (Media Innovation Network), que junta 26 agências de notícias da Europa, América, Ásia e Oceânia. A conferência, organizada pela agência italiana ANSA, aborda temas como a influência da inteligência artificial, a cibersegurança, as tendências na produção e consumo de informação e a sobrevivência do sector.
Relativamente à inteligência artificial, Leão XIV afirma que “está a mudar a forma como recebemos informação e comunicamos” e, por isso, diz ser importante saber quem controla esta informação e com que objectivos.
Alertou igualmente para os riscos da concentração da informação e dos algoritmos nas mãos de poucos, lembrando também os jornalistas que diariamente arriscam a vida para informar sobre conflitos, como os de Gaza e Ucrânia.
A rede internacional Minds, criada em 2007, integra um conjunto de agências, incluindo a espanhola EFE, a norte-americana Associated Press, a japonesa Kyodo, a turca AA e a australiana AAP, promovendo a troca de experiências e conhecimento sobre inovação nos media.
(Créditos da imagem: Vatican News)