De acordo com Alexandre Kara, director de notícias da France Télévisions, a iniciativa tem o objectivo de explicar o clima de forma mais completa e aprofundada, em vez de se limitar a dizer se vai chover ou fazer sol. A mudança reflecte uma crescente preocupação com as questões ambientais e climáticas, e a posição dos boletins meteorológicos na grelha de programação é uma estratégia usada para transmitir essas mensagens ao público em geral.

O Grupo TF1 já introduziu “emojis” identificativos de “boas acções” que serão publicados nas peças sobre a protecção do clima nos seus boletins meteorológicos, além de ter iniciado uma secção intitulada “É bom para o planeta” em 2003. Desde o Outono passado, o canal ampliou os seus boletins sobre mudanças climáticas. A M6 também tem um sistema editorial dedicado ao meio ambiente e à ecologia.

Além disso, a France Télévisions tem um projecto de formação sobre as alterações climáticas para os seus jornalistas e anunciou que, excepto em casos extremos, vai deixar de utilizar aviões como meio de transporte para as reportagens, optando sempre que possível pelo comboio como meio privilegiado para as deslocações.

Essas iniciativas indicam que os boletins meteorológicos estão a adaptar-se para ir ao encontro de uma crescente procura de informações precisas e relevantes sobre questões ambientais e climáticas, e estão a tornar-se numa plataforma importante para consciencializar o público sobre a necessidade de agir para proteger o planeta.