A multinacional de média News Corp assinou um acordo com a empresa tecnológica OpenAI para que o ChatGPT possa usar os conteúdos dos jornais do Grupo, anunciou o Wall Street Journal, um dos títulos englobados no contrato.

O negócio poderá valer, segundo fontes próximas, mais de 250 milhões de dólares (mais de 230 milhões de euros) durante os próximos cinco anos, incluindo compensações pelo uso do conteúdo dos jornais para treinar a tecnologia de inteligência artificial (IA) e para responder a perguntas no ChatGPT. Da parceria, faz parte também a possibilidade de as redacções utilizarem a tecnologia da OpenAI.

“Este acordo histórico não é um fim, mas o início de uma bonita amizade na qual estamos empenhados em criar e fornecer conhecimento e integridade instantaneamente”, disse, em comunicado oficial, Robert Thomson, presidente executivo da News Corp.

Já Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou: “Juntos, estamos a estabelecer os pilares de um futuro em que a IA respeita profundamente, impulsiona e defende os padrões de excelência do jornalismo”.

A News Corp é um dos maiores conglomerados de meios de comunicação social, fundado por Rupert Murdoch e proprietário de jornais como os populares The Sun, The Times e New York Post, além do já referido Wall Street Journal.

Muitas outras empresas de média têm tomado a decisão de estabelecer acordos com as gigantes tecnológicas. Pelo contrário, outros jornais, incluindo o New York Times, estão a processar as empresas de tecnologia pelo uso indevido de conteúdo sem que sejam pagos direitos de autor.

(Créditos da imagem: Andrew Neel no Unsplash)