Jornal sul-coreano inova com conteúdos digitais
Um jornal diário da Coreia do Sul está a experimentar uma forma diferente de produzir reportagens digitais. O The Dong-A Ilbo retira repórteres das suas áreas habituais e junta-os com empreendedores e designers para criar projectos especiais. O objectivo é inovar a narrativa jornalística, desafiar as práticas tradicionais e mudar a cultura da redacção, revelou o Reuters Institute.
O programa “conteúdos heróicos” foi lançado em 2020 e já completou cinco histórias. Saemmool Lee, Chefe de Inovação Digital do jornal, explicou ao Journalism.co.uk as razões subjacentes à iniciativa.
Segundo Lee, o jornal quer melhorar a sua reputação digital e encontrar novas fontes de receita para o futuro. Além disso, quer adaptar-se à mudança digital num país onde as plataformas, os agregadores e os algoritmos dominam o consumo de notícias.
O programa é inspirado na ideia da Google de disponibilizar aos seus colaboradores 20% do tempo para trabalhar em projectos pessoais. No caso do The Dong-A Ilbo, os repórteres são retirados das suas áreas por meses e têm prazos alargados para produzir investigações digitais com apoio técnico e criativo.
Lee disse que o programa tem sido um sucesso tanto em termos de audiência como de aprendizagem. As histórias produzidas pelo programa têm tido mais visualizações, partilhas e comentários do que as reportagens normais. Além disso, os repórteres envolvidos no programa têm adquirido novas competências e perspectivas sobre o jornalismo digital.
No entanto, o programa também enfrenta alguns desafios. Lee reconheceu que nem todos os repórteres estão interessados ou disponíveis para participar no programa. Alguns preferem manter-se nas suas áreas ou não se sentem confortáveis com as novas ferramentas ou formatos. “Outro desafio é convencer os editores a apoiar o programa e a dar espaço aos repórteres para experimentarem”.
Lee disse que espera que o programa continue a crescer e a produzir mais conteúdos no futuro. Acrescentou ainda que “gostaria de partilhar as suas experiências e lições com outros jornais que queiram seguir um caminho semelhante”.