Segundo o estudo, o canal digital já responde por 60% do investimento em media total. Os modelos de contratação automatizada (investimento programático, pesquisa e redes sociais) sofreram uma ligeira redução, interrompendo a sua tendência de crescimento, passando a representar 72,3% do investimento total em meios digitais.

O modelo de investimento programático responde por mais de um terço (34,7%) da distribuição do investimento publicitário nos segmentos que incluem programática (display non video, vídeo, publicidade nativa, áudio digital, TV conectada, OOH digital).

Por outro lado, os modelos automatizados de investimento (programático, redes sociais e search) representam 72,3% da distribuição do investimento em publicidade digital.

Adicionalmente, em 2022 registou-se uma rápida expansão da Connected TV, com um crescimento de 318,4% face a 2021. A clara aposta dos grupos audiovisuais neste formato e o lançamento de novos produtos em HbbTV e crossmedia permitiram este crescimento.

O mercado de influenciadores, por sua vez, é incorporado no estudo principal pela primeira vez. O seu investimento digital ascendeu a 63,9 milhões de euros, um crescimento de 22,8% face a 2021.

Os 3 maiores anunciantes por investimento em 2022 foram: Telefónica, BBVA, Grupo PSA, Governo da Espanha e Santander.

O estudo é patrocinado pela Adevinta Espanha e adjinn, e elaborado em colaboração com a PwC.