Fundações americanas promovem apoio ao jornalismo local
Uma "coligação" de filantropos anunciou que pretende alocar mais de 500 milhões de dólares, nos próximos cinco anos, a uma nova iniciativa denominada "Press Forward", para apoiar o jornalismo local nos EUA. Os parceiros da iniciativa defendem quatro prioridades-chave para orientar processo de atribuição de subsídios: fortalecer as redações locais que têm a confiança das comunidades locais; acelerar o ambiente para a produção e disseminação de notícias; eliminar as desigualdades na cobertura e prática do jornalismo e promover políticas públicas que ampliem o acesso a notícias locais.
Desta forma, várias fundações decidiram investir no jornalismo local.
A Fundação Knight, com décadas de existência, dedica-se em grande parte à promoção da excelência no jornalismo, e prometeu 150 milhões de dólares nos próximos cinco anos, duplicando o seu compromisso anual com iniciativas de jornalismo em geral.
Já a Fundação MacArthur comprometeu-se a conceder pelo menos 150 milhões de dólares em subsídios nos próximos cinco anos, além de 25 milhões de dólares em investimentos de impacto.
Também a Miami Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada na Flórida, atuará como patrocinadora da iniciativa e será responsável pela gestão dos fundos angariados.
A Fundação Knight tem apoiado muitas iniciativas de jornalismo ao longo dos anos, incluindo um grupo para organizações locais independentes de notícias online chamado LION, bem como outro projeto que investe em redações digitais sem fins lucrativos – American Journalism Project.
Além do compromisso de 150 milhões de dólares para a Press Forward, foram anunciados mais 15 milhões de dólares para apoiar seis iniciativas diferentes de notícias locais e jornalismo em todo o país.
Para promover a democracia e as liberdades jornalísticas, o projeto visa ainda ajudar a combater os "desertos de notícias".