A ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social vai ter um sistema para identificar e alertar para situações de desinformação relacionadas com as eleições europeias de dia 9 de Junho, noticia a Lusa, citada pelo Eco.

A iniciativa surge no âmbito de uma parceria com o Labcom, unidade de investigação de comunicação da Universidade da Beira Interior, na Covilhã (Castelo Branco), e tem como objectivo "monitorizar e identificar acções de desinformação nas plataformas digitais", tais como o Facebook, Instagram ou TikTok, disse à Lusa Telmo Gonçalves, membro da ERC.

Está ainda prevista a cooperação da ERC com o Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Média Audiovisuais (ERGA).

Uma das acções planeadas é o “desenvolvimento de uma base de dados” internacional “para reportar conteúdos” considerados ilegais à luz do regulamento “sobre situações que ocorram nos motores de busca de grande dimensão ou nas plataformas digitais de grande dimensão”, disse o responsável.

A ERC está, ao mesmo tempo, a lançar uma campanha de sensibilização “para os riscos da desinformação no período eleitoral”, pode ler-se no site.

A campanha visa “sensibilizar os cidadãos para a necessidade de se protegerem da desinformação, adoptando uma atitude crítica face aos conteúdos que consomem, privilegiando fontes credíveis e sendo responsáveis na partilha de informação”.

A informação será divulgada através de um “spot vídeo” transmitido nas televisões, além de materais informativos com sugestões concretas sobre como as pessoas se “podem defender de narrativas falsas”. Os materiais estão disponíveis para download no site da ERC.

(Créditos da fotografia: memyselfaneye no Pixabay)