O grupo Ouest-France, líder da imprensa regional em França, lançou o seu novo canal NOVO19 a 1 de Setembro. A nova estação aposta numa programação centrada nas regiões e pretende atrair telespectadores e anunciantes com conteúdos diferenciadores. A directora-geral, Guénaëlle Troly, apresentou os destaques da grelha durante uma conferência em Paris. 

O foco será no horário nobre, com dois programas de notícias e debates. Um noticiário de 15 minutos será transmitido a partir de Rennes e abordará “notícias nacionais e internacionais, mas sempre com um enfoque regional”. Outro destaque é um talk show chamado "On a du nouveau", apresentado por Claire Arnoux e com comentadores como Claude Askolovitch. O programa será transmitido em directo a partir de Paris. 

O canal também aposta em outros programas em fase de desenvolvimento. Um deles será inspirado no programa «Vie ma vie», transmitido pela TF1 entre 2001 e 2007, no qual uma personalidade partilha o quotidiano de um desconhecido, nomeadamente a sua profissão. O programa tem estreia prevista para o primeiro trimestre de 2026. 

Há ainda planos para um jogo televisivo e um programa político, cujos formatos ainda estão por definir. 

Além da programação linear, o canal contará com um serviço SVOD (Subscription Video on Demand) com cinema, ficção e documentários, maioritariamente inéditos. Foram já adquiridos cerca de cinquenta documentários, incluindo retratos da França contemporânea e temas históricos. 

Investimento e objectivos 

O investimento previsto para 2026 é de 30 milhões de euros. O Grupo, actualmente deficitário, procura investidores — entre os já confirmados está o relojoeiro de luxo Richard Mille. A comercialização da publicidade ficará a cargo da agência do grupo TF1

Com a marca Ouest-France a seu favor, o canal espera, em três anos e meio, atingir 2% de audiência entre os 25 e 49 anos e alcançar o equilíbrio financeiro no final de 2028.

(Créditos da imagem: Advanced Television)