A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes.

“O site noticioso mais visitado nos Estados Unidos irá testar o acesso pago”, arranca a notícia. Segundo a Press Gazette, o site da CNN teve mais de 440 milhões de visitas em Agosto deste ano; o do NYT rondou os 360 milhões de visitantes.

De acordo com a notícia, os leitores da CNN passarão a ter de pagar após a consulta de um determinado número de artigos, um modelo de incentivo às assinaturas utilizado por várias publicações, incluindo o NYT.

O valor da subscrição ainda não estará definido, mas segundo as fontes do NYT deverá começar por ser baixo para gerar adesão.

Embora a informação não tenha sido confirmada pelo porta-voz da CNN, a iniciativa vai ao encontro de declarações deste ano de Mark Thompson, CEO da empresa desde Outubro de 2023. O responsável afirmou, numa mensagem enviada à equipa, que a tecnologia permitiria à CNN fazer jornalismo pelo qual os leitores “pagariam” e admitiu que iria avançar com o modelo de acesso pago.

Mark Thompson já foi CEO do NYT, “onde defendeu um negócio de assinaturas digitais que agora alimenta a empresa”.

Esta iniciativa poderá ser um “salva-vidas” para a cadeia televisiva, gerando uma nova fonte de receitas, num momento em que as audiências na televisão por cabo têm estado a cair.

No entanto, a paywall poderá afugentar os utilizadores, que não estão habituados a pagar para aceder aos conteúdos do site. A CNN deverá “monitorizar a sua audiência para ver como os leitores reagem ao acesso pago, ajustando se necessário”, explica o NYT, citando as fontes ligadas ao processo.

Em relação à CNN Portugal, aparentemente esta medida não se aplica.

(Créditos da fotografia: ifood ijourney no Unsplash)