A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) lançou a quarta edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, em parceria com o Clube de Jornalistas.

O prémio tem como “principal objectivo a distinção de trabalhos que representem os diferentes estilos jornalísticos da imprensa escrita, seja através da investigação, da reportagem ou da análise”, lê-se no site.

O vencedor receberá uma bolsa de investigação jornalística no valor de cinco mil euros.

Nesta edição, podem candidatar-se, até dia 8 de Setembro, todos os profissionais de jornalismo com trabalhos publicados na imprensa escrita, em órgãos de comunicação social portugueses, entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2023. Os trabalhos podem ser assinados por um ou mais jornalistas.

Na avaliação das peças candidatas serão considerados parâmetros como a relevância jornalística do trabalho, o nível de análise da informação, a originalidade do tema e do texto e a qualidade literária do texto.

Todos os pormenores das condições para as candidaturas estão disponíveis no regulamento do prémio.

Na primeira edição, em 2021, o prémio distinguiu o artigo “Estados Unidos da América, crónica de uma (des)união”, assinado pela jornalista Isabel Lucas e publicado no jornal Público. Na segunda edição, venceu o artigo de investigação “Por ti, Portugal, eu juro!”, assinado por Sofia da Palma Rodrigues, Diogo Cardoso e Luciana Maruta, publicado na Divergente. Já na terceira edição, foi premiado o trabalho de investigação “O braço-armado do Chega”, assinado pelo jornalista Miguel Carvalho e publicado na revista Visão. 

Vicente Jorge Silva, co-fundador do jornal Público, do qual foi o primeiro director, foi um jornalista de referência nas últimas décadas em Portugal. Faleceu em 2020, deixando um “contributo único para o país”, que inspirou a INCM a criar um prémio em seu nome, para homenagear e reconhecer o seu trabalho e para “celebrar a excelência e o poder do bom jornalismo na construção de uma sociedade mais informada e participativa”.

(Créditos da fotografia: Glenn Carstens-Peters, no Unsplash)