CNC distinguido com a Medalha de Mérito Cultural da CML

Ao comemorar 80 anos da sua fundação, o CNC - Centro Nacional de Cultura foi distinguido pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Cultural, como homenagem ao seu contributo para o desenvolvimento e projeção da cultura em Lisboa.
Na oportunidade, o presidente do município, Carlos Moedas, referiu na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que "estamos a celebrar os 80 anos de uma missão simples, mas tão importante, abrir a cultura às pessoas".
Em resposta, a presidente do CNC, Maria Calado, recordou as etapas principais da longa vida do centro, e enumerou também os projectos em que a instituição está envolvida.
O Centro Nacional de Cultura, fundado em 1945, tem sido um espaço de afirmação da cultura como prática viva, livre e plural, reconhecido como associação de utilidade pública. Os seus estatutos estão registados desde 1952, assumindo-se como um lugar de encontro entre diferentes visões políticas, sociais e artísticas, sempre em defesa de uma cidadania cultural activa.
O Clube Português de Imprensa, que mantém uma parceria com o CNC desde há vários anos, esteve representado na cerimónia pelo seu presidente, Dinis de Abreu, além de João David Nunes, também director do CNC.
(Créditos da imagem: Ana Sofia Serra, Câmara Municipal de Lisboa)