Congresso dos Editores em Espanha debate tendências dos media

Miguel Ossorio Vega, chefe da redacção da Media-tics, citou o exemplo clássico de The New York Times como um jornal bem sucedido na sua estratégia de conteúdos pagos, mas afirmando que “não podemos cobrar, passados dez anos, por ler notícias, mas sim por construir o meio e tornar participante o utente”.
Chamou a atenção para a importância da humildade no sector, bem como de gerar conteúdo de qualidade para ganhar assinantes. O modelo que sugere, em Espanha, é o de Eldiario.es, “cujo foco se concentra em envolver os leitores na criação do meio, financiando o trabalho dos seus jornalistas, e não em cobrar pelos conteúdos”.
Nacho Cortés, especialista em marketing digital e docente na Universidade Francisco de Vitoria, foi, além de participante no Congresso, entrevistado pela Media-tics, expondo aí as suas previsões e as suas propostas sobre a convergência entre o marketing e a utilização dos dados na personalização de conteúdos.
“Há expectativas da parte dos utentes, pelo que é importante analizar o utente que está por detrás, do mesmo modo que se faz a nível publicitário”. (...) “Falar de personalização não quer dizer que estamos a enganar, mas sim que se gera um maior envolvimento [engagement, no original], já que nem todas as pessoas têm a mesma formação cultural; há casos em que, se escreves para toda a gente, há alguém que não entende.” (...)
“A nível relacional, por exemplo, sendo usadas palavras ou expressões que nos fazem sentir num meio mais familiar, como se fosse um amigo a contar [a notícia]. É preciso trabalhar o vínculo relacional não só tendo em vista a assinatura, mas sim porque se confia no jornal, porque aquilo que nos conta foi feito para nós, mas com a objectividade e o critério de um meio de comunicação.” (...)
No encerramento do Congresso, Julio Alonso, CEO da Weblogs SL, um dos mais importantes grupos “nativos digitais” em Espanha, falou sobre o estado actual da medição de audiências na Internet, um sector “a que muitas vezes não se presta a devida atenção, mas que permite conhecer o que funciona em meio digital, e como são os seus visitantes, de modo a saber adaptar os conteúdos para conseguir o êxito que tem, desde há quase duas décadas”, a referida empresa. (...)
A reportagem de Media-tics, na íntegra, e mais informação no site do Congresso.
A entrevista com Nacho Cortés.