A TVI, com um “reach” multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 378 mil leitores, recuperou, em Março, o estatuto de “media” com maior alcance digital em Portugal, de acordo com o “ranking” NetAudience, auditado pela Marktest.
Já SIC, que havia assumido a liderança no mês anterior, passou, agora, a ocupar o segundo lugar do “podium”, com uma audiência de 3 milhões e 364 mil.
Por sua vez, o “Jornal de Notícias” voltou a encerrar o “Top 3” da NetAudience, com 3 milhões e 129 mil leitores.
Além disso, à semelhança dos primeiros dois meses do ano, o “Correio da Manhã” e o “Expresso” voltaram a completar o “Top 5” dos títulos portugueses com maior alcance digital.
Na análise por segmentos, o “Jornal de Negócios” voltou a assumir a liderança dos títulos económicos, mantendo os níveis de audiência registados em Fevereiro. Já entre os jornais desportivos, foi o “Record” que mais se destacou, com um “reach” multiplataforma de 1,77 milhões.
Entre as estações de televisão, além da TVI e da SIC, segue-se a RTP, que manteve, em Março, a 13ª posição do “ranking” geral.
Nas rádios, a TSF, que regressou ao ‘ranking’ da Marktest em Janeiro, manteve o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal apesar de registar uma ligeira quebra dos 1,08 milhões de leitores em Fevereiro, para os 1,03 milhões.
Abril 22
Finalmente, na análise por Grupos de “media”, a liderança mantém-se nas mãos do Grupo Global Media – detentor de títulos como o “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias” e “O Jogo” – embora com um ligeiro recuo, na ordem dos 6 mil leitores.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, quatro medidas para a comunicação social. O Plano Nacional para a Literacia Mediática e o Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas foram...
O novo contrato de concessão da RTP, ao qual o +M/ECO teve acesso, “autoriza a administração da RTP a proceder ao lançamento e ao encerramento de serviços de programas televisivos e...
Os colaboradores do jornal Le Parisien cumpriram uma greve de 24 horas para manifestar a sua oposição ao plano de reorganização apresentado pela direcção do título em Fevereiro, que prevê uma...
Jornais regionais e nacionais do Reino Unido exibiram a mesma capa e destaque nos seus sites para apoiar a campanha “Make it Fair”, noticia a Associação Portuguesa de Imprensa. A iniciativa...
Mencionado no website da PressGazette, um inquérito realizado pela Association of Online Publishers (AOP) revelou as principais estratégias dos editores digitais do Reino Unido para este ano. ...
“É uma altura difícil para se ser um estudante de jornalismo”, começam por dizer Jacob Nelson e Nicole Cohen num artigo publicado pelo Nieman Lab. E acrescentam: “Aqueles que entram no...