Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Media

“Quartz” lança novo modelo de negócio

Ao contrário do que tem vindo a acontecer na maioria dos "media", a publicação norte-americana "Quartz" deixou de ter uma "paywall". Agora, este título digital, com foco em negócios, será de acesso gratuito para todos os leitores. “A missão da ‘Quartz’ é melhorar os negócios, e o nosso jornalismo foca-se nisso mesmo”, disse Zach Seward, editor-executivo desta publicação, em entrevista para o “New York Times”. “Assim, de forma a alcançar este objectivo, queremos disponibilizar os nossos recursos ao maior número de pessoas possível”. “Esperamos que isto conduza a um reforço das audiências, e que esta estratégia nos permita crescer e contratar novos jornalistas”, acrescentou o mesmo responsável. Agora, o modelo de negócio desta publicação irá assentar em receitas publicitárias e nas assinaturas do seu “programa de membros”, que inclui acesso exclusivo a alguns produtos informativos, tais como “newsletters”. Lançada em 2012, a “Quartz” conta com uma base de 25 mil membros, que pagam 14 dólares mensais, ou 100 dólares por ano. Contudo, estes números demonstram-se insuficientes para assegurar a estabilidade financeira da “Quartz”, cuja redacção ficou, em 2020, reduzida a metade, devido às consequências económicas da pandemia. Agora, a “Quartz” é assegurada por uma equipa de 50 jornalistas que, de acordo com Seward, deverá ser reforçada em breve.
Abril 22
Partilhar:

Outras

Tecnologia

A personalização das notícias por IA como ferramenta para melhorar o interesse dos consumidores

Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...

Ler mais
Mundo

Observatório Europeu dos Media Digitais e a desinformação

Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...

Ler mais
Media

A urgência das reportagens de investigação na cobertura mediática em tempo de guerra

Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...

Ler mais

+ Media

Media

Greve paralisa “Radio France” contra alterações de estrutura

Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...

Ler mais
Media

Hegemonia crescente da Google na TV preocupa o sector audiovisual e os operadores de telecomunicações

“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...

Ler mais
Media

BBC lança serviço pago nos EUA para financiar jornalismo 

A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...

Ler mais
Media

Universidade da Beira Interior apresenta propostas em defesa do jornalismo 

A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...

Ler mais
Media

Estudo de audiências dos “media” revela espanhóis menos informados 

O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...

Ler mais
Media

Incentivos para os “media” privados aprovados nos Açores

O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos