Num texto publicado no Poynter, Mark Stencel , Erica Ryan e Belen Bricchi debateram o problema do fact checking durante as eleições.
Essa situação resultou do facto de escassearem os profissionais especializados na verificação de factos, perante as declarações questionáveis em debates, discursos, anúncios de campanha e/ou posts nas redes sociais. Em muitos casos, chega a não existir qualquer verificação.
Um outro problema é a falta de visibilidade que estes têm, sendo difícil para os leitores e/ou telespectadores encontrarem-nos.
No âmbito de “avaliar o estado da verificação de factos locais durante a eleição de meio mandato de 2022”, a Duke Reporters' Lab conduziu uma pesquisa contínua internacional, iniciada em 2014.
Em relação aos EUA, esta revelou que 29 estados parecem não ter qualquer projecto de verificação de factos, apesar de ser possível encontrar, pontualmente, algum tipo de verificação nos media. Em oposição, existem projectos em estados como o Texas, Iowa, Carolina do Norte, Flórida, Michigan e Wisconsin.
A pesquisa revelou, também, que as televisões são o meio de comunicação que promove mais verificação dos factos, o que revela uma mudança de paradigma nas últimas décadas.
Novembro 22
Novas iniciativas têm vindo a ser criadas para combater esta dificuldade, uma vez que contribui substancialmente para a desinformação. Alguns exemplos são a Gigafact, da Repustar, e a Factchequeado, que se trata de uma parceria entre Maldita.es, da Espanha, e da Chequeado, da Argentina.
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