Clube Português de Imprensa

Contacte-nos
  • Início
  • O Clube
    • Quem Somos
    • História
    • Primeira Acta
    • Corpos Sociais
    • Mecenas
  • Membros
    • Os Fundadores
    • Quem pode ser membro?
    • Pedido de inscrição
    • Actualização de dados
  • Eventos
    • Agenda
    • Jantares-debate
    • Ciclos de conferências
    • Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
  • Aconteceu
  • Legislação
    • Carteira Profissional de Jornalista
    • Código Deontológico dos jornalistas
    • Lei de Imprensa
    • Estatuto do Jornalista
  • Mecenas
  • Contactos
Media

Novo observatório de “media” e indústrias criativas

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa prepara-se para apresentar o primeiro observatório português dedicado à inovação nos “media” e outras indústrias criativas: o Obi. Media. Integrado na unidade de investigação ICNOVA, o observatório é coordenado por Dora Santos Silva e conta com uma equipa de seis investigadores (Ana Marta Flores, António Granado, Ioli Campos, Maria João Centeno, Patrícia Ascensão e Pedro Coelho), além de quatro alunos de doutoramento (Ana Sofia Paiva, Catarina Carvalho, Diogo Queiroz de Andrade e Patrícia Caneira). “A estrutura tem como objectivo monitorizar e analisar práticas de inovação criativa, digital, social e sustentável presentes nos órgãos de comunicação social e noutras áreas do sector cultural e criativo português. Ao mesmo tempo, quer identificar obstáculos à inovação e propor respostas, em articulação com os profissionais, o mercado e a sociedade”, referem os responsáveis em comunicado. O dia de lançamento, agendado para 24 de Novembro, será o mote para a apresentação dos resultados de dois estudos sobre práticas de inovação digital na imprensa e em museus nacionais. Haverá um debate sobre casos de inovação em museus, juntando António Ponte, director do Museu Nacional Soares dos Reis, Tiago Guerreiro, responsável de comunicação do Museu Bordalo Pinheiro, e Denise Grinspum, investigadora que já passou pela direcção de vários museus brasileiros. Segue-se outro debate sobre inovação no jornalismo em Portugal, com Catarina Carvalho, directora da “Mensagem de Lisboa”, João Pedro Pereira, editor de "newsletters'' e de projectos digitais do “Público”, e com Tiago Sigorelho, fundador do “Gerador”.  
Novembro 21
Partilhar:

Outras

Estudo

Contra o “jornalismo de paraquedas” em defesa do escrutínio mediático

Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...

Ler mais
Media

IPI lamenta ser perigoso o jornalismo climático e ambiental

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...

Ler mais
Mundo

RSF e CPJ exigem protecção para jornalistas a trabalhar na Faixa de Gaza

Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...

Ler mais

+ Media

Media

Jan Martínez Ahrens nomeado novo director do “El País”

O jornalista Jan Martínez Ahrens foi nomeado director do jornal El País no dia 6 de Junho, sucedendo a Pepa Bueno, após uma votação consultiva aprovada por quase 70% da redacção e ratificada...

Ler mais
Media

Sindicato dos Jornalistas denuncia fiscalização de imagens em concerto

A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera “inaceitável” a exigência de visualização prévia das imagens captadas por fotojornalistas durante o concerto de Andrea Bocelli,...

Ler mais
Media

Project Push cria arquivo de notificações de notícias

Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....

Ler mais
Media

Como as novas plataformas multimédia sabem atrair o público jovem

Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...

Ler mais
Media

O “divórcio” entre o modelo de jornalismo e o quotidiano dos leitores

“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...

Ler mais
Media

Projecto do Escudo Europeu da Democracia não pode ser uma utopia

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...

Ler mais
O clube Quem somos História Primeira Acta Corpos Sociais Mecenas
Membros Fundadores Quem pode ser membro? Pedido de inscrição Actualização de dados
Legislação Carteira Profissional de Jornalista Código Deontológico Lei de Imprensa Estatuto do Jornalista
Clube Português de Imprensa 2025 © Todos os direitos reservados
Política de Privacidade Termos de Utilização Links Contactos