A pandemia veio demonstrar a necessidade de combater os “desertos noticiosos”, que se caracterizam pela ausência de publicações locais, e cujos habitantes têm de recorrer às redes sociais para se manterem informados, deparando-se, muitas vezes, com notícias falsas.
Como tal, a jornalista Amethyst J. Davis decidiu lançar um título digital em Harvey, uma pequena cidade, nos arredores de Chicago, com 20 mil habitantes, na sua maioria de origem africana ou latina.
Nasceu, assim, o “Harvey World Herald”, uma publicação que veio combater a ausência de notícias locais naquela zona, desprovida de informações comunitárias há cerca de 40 anos.
Em entrevista para o “Nieman Lab”, Davis explicou que a ideia para o “Harvey World Herald” surgiu em 2020, perante a dificuldade de encontrar informações fidedignas sobre a covid-19, e sobre as medidas governamentais para a contenção da pandemia.
Como tal, nos últimos dois anos, Davis dedicou-se a procurar financiamento para o seu projecto noticioso, conseguindo uma bolsa de 15 mil dólares, da Google News Initiative.
Depois, aquela responsável partilhou um inquérito no Facebook, de forma a apurar os temas que interessavam aos habitantes de Harvey.
Assim, quando começou a partilhar a “newsletter” do "Harvey World Herald”, no final de 2021, Davis focou-se nas editorias de economia e política. Dois meses mais tarde, com o lançamento oficial do “site”, aquela jornalista acrescentou peças sobre cultura, arte e educação.
Março 22
Agora, a “newsletter” gratuita conta com mais de 140 subscritores.
Davis vai, agora, integrar o programa Black Media Product Strategy Program, com o objectivo de melhorar as suas estratégias de produto e de transformação digital.
Por outro lado, aquela responsável prevê o lançamento de uma versão impressa “Harvey World Herald”, para responder às necessidades dos cidadãos mais velhos, que não utilizam a internet para consumir notícias.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...