A pandemia veio demonstrar a necessidade de combater os “desertos noticiosos”, que se caracterizam pela ausência de publicações locais, e cujos habitantes têm de recorrer às redes sociais para se manterem informados, deparando-se, muitas vezes, com notícias falsas.
Como tal, a jornalista Amethyst J. Davis decidiu lançar um título digital em Harvey, uma pequena cidade, nos arredores de Chicago, com 20 mil habitantes, na sua maioria de origem africana ou latina.
Nasceu, assim, o “Harvey World Herald”, uma publicação que veio combater a ausência de notícias locais naquela zona, desprovida de informações comunitárias há cerca de 40 anos.
Em entrevista para o “Nieman Lab”, Davis explicou que a ideia para o “Harvey World Herald” surgiu em 2020, perante a dificuldade de encontrar informações fidedignas sobre a covid-19, e sobre as medidas governamentais para a contenção da pandemia.
Como tal, nos últimos dois anos, Davis dedicou-se a procurar financiamento para o seu projecto noticioso, conseguindo uma bolsa de 15 mil dólares, da Google News Initiative.
Depois, aquela responsável partilhou um inquérito no Facebook, de forma a apurar os temas que interessavam aos habitantes de Harvey.
Assim, quando começou a partilhar a “newsletter” do "Harvey World Herald”, no final de 2021, Davis focou-se nas editorias de economia e política. Dois meses mais tarde, com o lançamento oficial do “site”, aquela jornalista acrescentou peças sobre cultura, arte e educação.
Março 22
Agora, a “newsletter” gratuita conta com mais de 140 subscritores.
Davis vai, agora, integrar o programa Black Media Product Strategy Program, com o objectivo de melhorar as suas estratégias de produto e de transformação digital.
Por outro lado, aquela responsável prevê o lançamento de uma versão impressa “Harvey World Herald”, para responder às necessidades dos cidadãos mais velhos, que não utilizam a internet para consumir notícias.
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