Numa tentativa de travar o declínio das vendas e reforçar a sua posição no mundo digital, o jornal “Le Parisien” vai reorganizar a sua redacção, substituindo os seus nove cadernos regionais por um caderno único.
"O objectivo deste novo projecto é conquistar novos leitores, que nos ajudem a financiar a transição digital do título”, explicou Pierre Louette, director do Grupo Les Echos-Le Parisien, que recordou a quebra substancial da circulação nos últimos cinco anos.
Apesar de a tendência decrescente ter sido acelerada pela pandemia, o director do Grupo garantiu que a iniciativa já estava prevista há algum tempo.
Assim, os artigos do jornal deixarão de focar-se em regiões, passando a reflectir sobre temas específicos: habitação, transportes, investigação, entre outras.
Junho 20
Serão, também, introduzidas duas novidades: as secções "Polícia/Justiça" e "Retratos".
A alteração da linha editorial não foi, contudo, bem recebida pelos colaboradores do jornal, que assinaram, entretanto, uma moção que apela à manutenção do formato original do “Parisien”.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...