A Cofina conseguiu melhorar a sua situação financeira em 2021, ao registar lucros de 4,2 milhões de euros, um crescimento na ordem dos 165,9% relativamente aos 1,6 milhões de euros do exercício do ano anterior.
Estes resultados foram alavancados por uma recuperação significativa nas receitas publicitárias, onde o Grupo registou mais 4,6 milhões de euros do que em 2020 (+20,7%), o que contribuiu para um crescimento de 6,2% nas receitas operacionais, que atingiram os 75,8 milhões de euros.
A recuperação, estendeu-se, ainda, às receitas de produtos de ‘marketing alternativo’ que cresceram 4,7%, para os 16,7 milhões de euros.
Já a imprensa – a área de negócio mais atingida pela pandemia no ano anterior – recuperou 4,4%, contribuindo, assim, com o maior aumento de receitas em termos absolutos, ao passar dos 55,9 milhões, para os 58,4 milhões de euros.
Quanto à área da televisão, as receitas passaram dos 15,5 milhões para os 16,7 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento na ordem dos 12,4% e coloca as receitas deste segmento acima dos valores de 2019, quando se situavam nos 14,8 milhões de euros.
Do lado da despesa, verificou-se um aumento dos 59,5 milhões para perto dos 61,1 milhões de euros, o que corresponde a custos operacionais 2,6% superiores aos reportados no exercício de 2020.
Março 22
Com estes resultados, a Cofina conseguiu melhorar a sua “performance” financeira, fechando o exercício de 2021 com um EBITDA a rondar os 13,9 milhões de euros, valor que representa uma evolução positiva de 38% relativamente aos 10 milhões de euros registados em 2020.
Os números traduzem, assim, uma melhoria significativa comparativamente com o primeiro ano de pandemia, que ficou marcado pelo acentuar da crise vivida pelos Grupos de “media”. Ainda assim, estes valores ficam aquém dos registados em 2019, quando os lucros da Cofina chegaram aos 7,2 milhões de euros.
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