Depois do sucesso no Brasil, na Argentina e na Colômbia, o programa “News Showcase”, da Google, que visa o licenciamento de conteúdos, chegou ao México, com o apoio da Associação de Media Mexicana.
Até ao dia 29 de Julho, a Google tinha já assinado acordos com 15 grupos editoriais e mais de 55 meios de comunicação mexicanos, noticiou o Laboratorio de Periodismo.
Os acordos assinados estabeleceram uma quota mensal fixa que os media associados receberão, ao publicarem no Google Notícias ou no Discover e, em alguns casos, ao facilitarem o acesso aos artigos pagos publicados.
Para além da remuneração, o posicionamento dos meios dentro dos espaços da Google, o alcance de um público mais amplo e a possibilidade de gerar maior tráfego nos seus sites são as principais vantagens para os media que queiram fazer parte deste programa.
Para Tatiana Márquez, directora de comunicação da Google Latinoamérica, o programa “Google News Showcase” tem como principal objectivo “reforçar o compromisso para com os meios de comunicação e para com a sustentabilidade económica da indústria das notícias”.
Setembro 22
A associação mexicana reforçou esta questão, já que vêem este programa como uma forma de “encontrar, em conjunto, impulsos adicionais que promovam a sustentabilidade dos próprios media”.
Além dos contactos e acordos já estabelecidos, a Google deu a conhecer o interesse demonstrado por parte dos órgãos de comunicação locais, em fazer parte do programa. Para a empresa, “ter uma variedade de meios é uma prioridade deste programa e, em geral, de todos os nossos programas”.
Na verdade, até ao momento, mais de 90% dos media associados ao programa da Google são jornais locais, regionais ou comunitários.
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