Depois do sucesso no Brasil, na Argentina e na Colômbia, o programa “News Showcase”, da Google, que visa o licenciamento de conteúdos, chegou ao México, com o apoio da Associação de Media Mexicana.
Até ao dia 29 de Julho, a Google tinha já assinado acordos com 15 grupos editoriais e mais de 55 meios de comunicação mexicanos, noticiou o Laboratorio de Periodismo.
Os acordos assinados estabeleceram uma quota mensal fixa que os media associados receberão, ao publicarem no Google Notícias ou no Discover e, em alguns casos, ao facilitarem o acesso aos artigos pagos publicados.
Para além da remuneração, o posicionamento dos meios dentro dos espaços da Google, o alcance de um público mais amplo e a possibilidade de gerar maior tráfego nos seus sites são as principais vantagens para os media que queiram fazer parte deste programa.
Para Tatiana Márquez, directora de comunicação da Google Latinoamérica, o programa “Google News Showcase” tem como principal objectivo “reforçar o compromisso para com os meios de comunicação e para com a sustentabilidade económica da indústria das notícias”.
Setembro 22
A associação mexicana reforçou esta questão, já que vêem este programa como uma forma de “encontrar, em conjunto, impulsos adicionais que promovam a sustentabilidade dos próprios media”.
Além dos contactos e acordos já estabelecidos, a Google deu a conhecer o interesse demonstrado por parte dos órgãos de comunicação locais, em fazer parte do programa. Para a empresa, “ter uma variedade de meios é uma prioridade deste programa e, em geral, de todos os nossos programas”.
Na verdade, até ao momento, mais de 90% dos media associados ao programa da Google são jornais locais, regionais ou comunitários.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...