A Associação de Imprensa de Madrid (APM) -- com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- voltou a promover, no dia 3 de Novembro, uma sessão de "Workshops para a leitura da imprensa", destinados a jovens entre os 13 e os 17 anos.
A conferência, organizada pela APM em colaboração com a Fundação "la Caixa", contou com a presença do director do jornal “El Mundo”, Francisco Rosell, que encorajou os jovens a continuarem a informar-se sobre literacia mediática.
“Estamos a viver numa época de ‘infodemias’, ou a chamada superabundância de informação, que, por vezes geram confusão entre os cidadãos”. Neste contexto, Rosell aconselhou os participantes a desconfiarem dos conteúdos que “reafirmem as nossas preconcepções”.
Da mesma forma, o director do “El Mundo” destacou "a necessidade social do jornalismo", ou seja, o trabalho que os “media” desenvolvem para ajudarem a sociedade a discernir a verdade da desinformação.
Rosell afirmou, ainda, que “os ‘media’ são, não só, uma extraordinária fonte de conhecimento", mas que enriquecem, igualmente, "a escrita, a conversa e, acima de tudo, a reflexão".
Novembro 20
Do mesmo modo, Francisco Rosell encorajou os jovens a lerem, criticamente, os jornais. "É preciso ser muito crítico em relação aos ‘media’" para que estes melhorem a sua prestação, mas é preciso fazê-lo a partir do conhecimento”, concluiu.
Por seu lado, o director de comunicação da Fundação Bancária "la Caixa" em Madrid, Juan Antonio García Fermosel, destacou, igualmente, o papel dos ‘media’, recordando o duplo objectivo dos “workshops”: "ajudar a compreender como funcionam os ‘media’ e aprender a consumir a informação de uma forma responsável e com juízo crítico".
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...