A Associação de Imprensa de Madrid (APM) -- com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- voltou a promover, no dia 3 de Novembro, uma sessão de "Workshops para a leitura da imprensa", destinados a jovens entre os 13 e os 17 anos.
A conferência, organizada pela APM em colaboração com a Fundação "la Caixa", contou com a presença do director do jornal “El Mundo”, Francisco Rosell, que encorajou os jovens a continuarem a informar-se sobre literacia mediática.
“Estamos a viver numa época de ‘infodemias’, ou a chamada superabundância de informação, que, por vezes geram confusão entre os cidadãos”. Neste contexto, Rosell aconselhou os participantes a desconfiarem dos conteúdos que “reafirmem as nossas preconcepções”.
Da mesma forma, o director do “El Mundo” destacou "a necessidade social do jornalismo", ou seja, o trabalho que os “media” desenvolvem para ajudarem a sociedade a discernir a verdade da desinformação.
Rosell afirmou, ainda, que “os ‘media’ são, não só, uma extraordinária fonte de conhecimento", mas que enriquecem, igualmente, "a escrita, a conversa e, acima de tudo, a reflexão".
Novembro 20
Do mesmo modo, Francisco Rosell encorajou os jovens a lerem, criticamente, os jornais. "É preciso ser muito crítico em relação aos ‘media’" para que estes melhorem a sua prestação, mas é preciso fazê-lo a partir do conhecimento”, concluiu.
Por seu lado, o director de comunicação da Fundação Bancária "la Caixa" em Madrid, Juan Antonio García Fermosel, destacou, igualmente, o papel dos ‘media’, recordando o duplo objectivo dos “workshops”: "ajudar a compreender como funcionam os ‘media’ e aprender a consumir a informação de uma forma responsável e com juízo crítico".
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...