Agenda
Como Comunicar a Crise Climática
01 Jun 2023
14:00
Universidade Lusófona Porto
Alteridade e Empatia - Como Comunicar a Crise Climática
O tema das alterações climáticas gera interesse, principalmente nos jovens de hoje.
Uma proposta assente num “jornalismo empático” para esta questão sensível poderá ser uma forma de atentar à necessidade de maior alteridade e empatia: menos baseado em dados da crise climática e mais focado em empatia e no Outro, no caso, quem sofre com os seus efeitos.
Tendo como base os dados de um estudo efetuado em três países (Brasil, Moçambique e Portugal), intitulado Youth engagement with Sustainable Development Goals: the choice of moral arguments in the news for use in the debate - Engage for SDG (Capoano & Costa, 2022) e que versa sobre o engajamento dos jovens no debate ambiental através do Twitter, percebemos que é necessário mudar a forma de se produzir jornalismo, se o objetivo for o de atrair tal público para consumo de notícias sobre mudanças climáticas.
Além disso, constatamos que as notícias com mais interesse por parte dos jovens desses países referem-se mais à participação e ação climática que à destruição de biomas. Tais resultados sugerem uma forma mais empática de se comunicar mudanças climáticas, mais voltada ao cuidado das populações afetadas, da reciprocidade entre as nações que sofrem com os eventos ambientais e com a justiça climática, despertando o interesse similar ao visto no novo eco-ativismo, promovido por jovens ao redor do planeta.
Caso contrário, podemos incorrer nos mesmos modelos jornalísticos que contribuem com a eco-ansiedade ou ansiedade climática. Para isso, esta proposta apresentará uma reflexão a partir dos dados recolhidos pela nossa investigação, que imagina as fundações para um jornalismo mais empático e que sirva para o engajamento de jovens no debate ambiental através do seu interesse com o Outro.
O referencial teórico provirá da Psicologia Social, como Goleman (2006; 2010), da Sociologia, como Weber (2005), e das Ciências da Comunicação, como Rocha (2022), refletindo sobre os desafios de um jornalismo rigoroso, mas simultaneamente com maior inteligência emocional, social, empática e ecossistémica.
Programa Completo
14h00 - Recepção
14h30 - Apresentação do projeto Youth engagement with Sustainable Development Goals: the choice of moral arguments in the news for use in the debate - Engage for SDG (Pedro Rodrigues Costa e Edson Capoano)
15h00 - Apresentação de resultados (Pedro Rodrigues Costa, Edson Capoano, Alice Balbé e Bárbara Seco)
16h00 - Momento de confraternização, com lanche
16h30 - Reflexão para um jornalismo mais empático e mais envolvente (Pedro Rodrigues Costa e Edson Capoano)
17h30 - Momento de debate com o público
https://www.ulusofona.pt/evento/alteridade-e-empatia-como-comunicar-a-crise-climatica