Maria João Pires recebe Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
Em cerimónia marcada para um dos auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, a pianista Maria João Pires recebe o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do património cultural. Enquanto vencedora da edição 2025, o prémio simboliza o reconhecimento europeu e a homenagem ao excepcional contributo de uma das maiores pianistas do nosso tempo para a promoção do património cultural e dos valores europeus.
Recorde-se que o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva foi instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura, em colaboração com a Europa Nostra e o Clube Português de Imprensa e com o apoio do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Turismo de Portugal.
Esta cerimónia será presidida pela ministra da Cultura, Margarida Balseiro, e contará com a presença de representantes das várias entidades promotoras da iniciativa.
O júri tomou a decisão no passado dia 31 de Maio, salientando que " Maria João Pires é uma das pianistas mais poéticas e influentes da Europa".
(Créditos da imagem: Facebook Maria João Pires)