Hugo Travers, jovem franco-britânico, começou por fazer vídeos no YouTube aos 18 anos para explicar as notícias da actualidade e hoje em dia é uma das mais populares fontes de informação para o público jovem, conta Joshua Berlinger num artigo da CNN.

Berlinger começa por dar conta da dimensão da popularidade nas redes sociais do projecto HugoDécrypte, que conta com 14 milhões de seguidores nas várias plataformas, 200 milhões de visualizações mensais no TikTok e outros 35 milhões no YouTube. Também no formato de podcast, a publicação noticiosa diária de Hugo Travers é já o programa mais descarregado do país, de acordo com a empresa de monitorização dos média francesa, ACPM, citada pela CNN.

Quando comparado com alguns dos órgãos de comunicação mais conhecidos em França, só no Instagram, a conta do HugoDécrypte soma 3,4 milhões, enquanto o jornal Le Monde tem 1,9 milhões de seguidores e o canal de notícias France24 conta com 1,8 milhões.

O projecto HugoDécrypte, lançado em 2016, faz resumos breves das notícias diárias, ilustrados com animações e vídeos, usando muitas vezes um registo de jornalismo explicativo. Hugo Travers, de 27 anos, apresenta-se sentado à secretária num estilo informal.

Embora os temas centrais do dia sejam seleccionados pela equipa, muitas vezes esta “pede orientação ao público para escolher a notícia principal”.

Num contexto em que a desconfiança em relação ao jornalismo tem vindo a crescer, Hugo Travers "é visto como uma fonte de notícias muito fiável", diz, citada pela CNN, Alice Antheaume, vice-directora da Escola de Jornalismo da Sciences Po, prestigiada universidade de Paris.

Como tudo começou e onde está a chegar

Já no secundário, Travers tinha dado alguns passos na cobertura de notícias locais através da criação de um website. Mas foi em 2015, quando estava a estudar na Sciences Po, que decidiu lançar o seu canal de YouTube.

Por um lado, o jovem estudante sentia que ele e os seus amigos, embora tivessem interesse pela política, nem sempre conseguiam acompanhar os assuntos discutidos nos programas de televisão. Por outro, era no YouTube que eles passavam mais tempo, embora seguissem canais de história e ciências, mas não de jornalismo. "É preciso criar conteúdo onde as pessoas estão... Se eu passo tempo no YouTube ou no Instagram, por que não me informaria no YouTube ou no Instagram?", questiona Hugo Travers.

Desta forma, o canal HugoDécrypte “foi lançado com a missão de dar ao público jovem francês uma maneira rápida e digerível de entender as notícias”, explica a CNN. Os vídeos publicados no YouTube são depois partilhados nas restantes redes sociais.

"O que estamos a construir, desde o primeiro dia, é algo sério em termos de notícias, em termos da sua abordagem jornalística", diz Travers. "É claro que o formato é diferente."

"O público confia mais nos indivíduos do que nas marcas dos media, especialmente nas redes sociais. O HugoDécrypte enquadra-se perfeitamente nesta necessidade", afirma Alice Antheaume, da universidade parisiense.

Dada a popularidade de Hugo Travers, muitos políticos, incluindo o presidente Emmanuel Macron, têm aceitado sentar-se a conversar com o jovem jornalista. Em 2022, o programa recebeu quase todos os candidatos à presidência.

Mas o anfitrião também tem recebido figuras de outras áreas, nomeadamente do cinema, tendo, por exemplo, entrevistado o realizador Christopher Nolan, a propósito do filme Oppenheimer.

Em oito anos, o projecto viu a equipa aumentar para 25 pessoas, tendo já um espaço próprio para a redacção, em Paris.

As receitas do HugoDécrypte advêm da publicidade, de parcerias e de conteúdos patrocinados, descreve a CNN.

(Créditos da imagem: captura de ecrã de um vídeo de YouTube do HugoDécrypte)