Tribunal tenciona investigar insolvência da Trust in News

A situação da Trust in News (TiN) entrou numa nova fase após decisões recentes do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra, que procura agora averiguar as responsabilidades legais que possam ter levado à crise financeira da editora. Recordamos que o Grupo se encontra em processo de insolvência, com dívidas acumuladas superiores a 30 milhões de euros.
A juíza Diana Martins, responsável pelo processo, determinou a abertura de um “incidente de qualificação de insolvência”, um mecanismo legal que visa apurar se a situação da empresa resultou de causas fortuitas e alheias ou se, pelo contrário, se deve a gestão culposa ou negligente por parte dos seus responsáveis.
Foi também anunciada a marcação de uma nova assembleia geral de credores, agendada para o dia 22 de Setembro. Nesta reunião serão analisados o estado do passivo da empresa, os possíveis acordos com os credores e os próximos passos no processo de insolvência.
Apesar do processo de despedimento colectivo em curso, o encerramento formal da TiN foi adiado para o dia 8 de Outubro, data em que termina o prazo de pré-aviso de 75 dias para os trabalhadores com dez ou mais anos de antiguidade, iniciado a 25 de Julho. Até lá, os funcionários mantêm-se formalmente ao serviço da empresa.
A tesouraria da empresa permanece em situação crítica. Entre os dias 1 e 2 de Setembro, a administração pagou apenas 20% do salário de Junho, correspondendo aos 50% que ainda estavam em dívida. Estão ainda por regularizar os restantes 30% de Junho, bem como os salários de Julho e Agosto, e os subsídios de refeição relativos aos mesmos meses.
(Créditos da imagem: Trust in News)