A OpenAI, empresa-mãe do ChatGPT, fechou acordo com mais duas empresas de média, neste caso uma das revistas mais antigas dos EUA, The Atlantic, e o Grupo de média digital Vox Media, que detém as publicações Vox e The Verge, anunciou o Axios.

O contrato prevê que a OpenAI use os conteúdos editoriais daqueles meios para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) e para responder às perguntas feitas pelos utilizadores dos seus produtos, como o ChatGPT. Nas respostas, serão adicionados links para os artigos originais de onde foram retiradas as informações.

Com o acordo, as publicações podem usar a tecnologia da OpenAI para criar produtos inovadores, bem como desenvolver iniciativas com recurso à IA para optimização do trabalho em equipa e dos serviços disponibilizados ao público.

Embora os termos dos acordos não tenham sido divulgados, o Axios sugere que é provável que as empresas de média sejam também compensadas financeiramente pela disponibilização dos conteúdos, tendo em conta outros acordos fechados até agora com a OpenAI.

A notícia surge numa altura em que estão a ser estabelecidas várias parcerias entre as plataformas digitais detentoras de sistemas de inteligência artificial (IA), como a OpenAI e a Google, e órgãos de comunicação social em todo o mundo, entre os quais, o Financial Times, o Le Monde, alguns jornais do Grupo News Corp, o Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País.

No sentido oposto, o New York Times e oito jornais do Grupo norte-americano Alden Global Capital avançaram com processos judiciais por uso indevido, sem pagamento, de conteúdos protegidos por direitos de autor.

(Créditos da imagem: site da revista The Atlantic)