A Time é mais uma publicação a estabelecer uma parceria estratégica com a empresa tecnológica OpenAI, envolvendo a disponibilização de conteúdo editorial, noticiou o Axios.

O acordo, por vários anos, permite o acesso da OpenAI aos arquivos dos últimos 101 anos da revista para treinar os modelos de inteligência artificial (IA) e para responder às perguntas dos utilizadores de produtos como o ChatGPT.

Nas respostas que recorram aos conteúdos da Time, a OpenAI compromete-se a citar a revista e a disponibilizar links para os artigos originais.

Segundo o Axios, este acordo é mais um passo no esforço que a revista tem feito para chegar a um público mais jovem e diverso, depois de em 2023 a edição digital ter deixado de condicionar o acesso aos conteúdos.

O acordo dará à Time acesso à tecnologia da OpenAI para o desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades para os leitores.

Embora não tenham sido revelados os termos do acordo, o Axios nota que outras parcerias deste tipo têm incluído alguma forma de compensação financeira para as publicações.

A notícia chega numa altura em que várias empresas de media têm anunciado os seus próprios acordos com as gigantes tecnológicas, particularmente com aquelas que desenvolvem sistemas de IA. Desta lista, fazem parte a revista The Atlantic, o jornal Financial Times, o diário francês Le Monde, alguns jornais do Grupo News Corp e o Grupo Vox Media, entre muitas outras.

Pelo contrário, alguns jornais, como o New York Times e oito jornais do Grupo norte-americano Alden Global Capital, optaram por avançar com processos judiciais contra as empresas tecnológicas por uso indevido de conteúdos protegidos por direitos de autor.

(Créditos da imagem: recorte de uma capa da Time em 2023)