A revista norte-americana The Atlantic ultrapassou recentemente a marca de um milhão de assinantes, além de ter se ter tornado rentável, anunciou a publicação.

Segundo o comunidado, a receita da revista tem aumentado mais de 10% ao ano e a publicidade contratada aumentou 33% anualmente. Além disso, no total dos últimos quatro anos, as assinaturas mais do que duplicaram, com um crescimento de 14% no ano passado.

As receitas da revista atingiram agora cerca de 100 milhões de dólares, sendo que dois terços deste valor advêm de subscrições, diz o The Wall Street Journal, citado pelo Nieman Lab.

Algumas das mudanças feitas pela revista nos últimos anos passaram pelo aumento do valor da assinatura (a assinatura digital passou de 50 dólares em 2021 para 80 dólares em 2024), pela alteração da estratégia editorial, que agora aponta para uma cobertura mais aprofundada de alguns assuntos, e pelo lançamento de newsletters exclusivamente acessíveis aos subscritores, descreve o artigo do Nieman Lab.

Num email enviado à equipa, o editor-chefe, Jeffrey Goldberg, e o CEO, Nicholas Thompson, lembram: “Há poucos anos, quando delineámos estes objectivos, estávamos longe de os atingir. Por isso, hoje é um dia assinalável na história da nossa revista.”

“Claro que a chave para o sucesso contínuo é estar construtivamente insatisfeito com o presente”, continua o email, acrescentando: “Por isso, ambos acreditamos firmemente que o nosso milhão de subscrições representa apenas a base da excelência e do crescimento futuros. A rentabilidade também é precária na indústria dos média, e continuaremos a ser altamente disciplinados na forma como conduzimos as nossas operações”.

A The Atlantic tem sido nomeada para vários prémios de jornalismo, tendo recebido prémios Pulitzer nos últimos três anos.

(Créditos da imagem: Captura de ecrã do site da revista The Atlantic, com as capas dos últimos números)