O novo canal de informação da Medialivre, Now, começou a sua emissão no passado dia 17 de Junho, na posição 9 das operadoras da televisão por cabo.

No dia de estreia, entrevistou o primeiro-ministro, em directo, de Bruxelas.

Da grelha de programação, fazem parte os noticiários, programas partilhados com outros títulos de informação do Grupo, designadamente o Negócios e a revista Sábado, e espaços de comentário, entre os quais se destaca o “Otimista”, com António Costa.

O Now foi apresentado, oficialmente, no passado dia 3 de Maio. Paulo Oliveira Lima é o director-executivo do canal e Carlos Rodrigues director editorial.

Os responsáveis prometeram, na apresentação, que o canal irá ter noticiários “à hora certa” e “fugir aos ‘tudólogos’, comentadores que falam sobre tudo”.

“Vamos ter um projecto diferenciado, vamos ter protagonistas em antena e vamos ter notícias. São essas as três razões principais para acompanhar a emissão do Now“, garantiu na altura Carlos Rodrigues.

O Grupo, de que fazem parte títulos como o Jornal de NegóciosCorreio da ManhãRecord e a revista Sábado, já contava com a CMTV no seu portefólio.

Audiências no primeiro dia

O novo canal contou, em média, com cerca de 16,5 mil telespectadores, ficando à frente da RTP3 com quase mais dois mil telespectadores, pelo que ocupou o terceiro lugar entre os canais de informação.

O Eco divulgou algumas estatísticas sobre as audiências do Now no seu dia de estreia, um estudo realizado pela Dentsu para o jornal, com base em dados da Comissão de Análise de Estudos de Meios.

Now fechou o seu primeiro dia com um share de 0,8% e uma audiência de 0,2%. O share mais elevado observou-se entre as 7h30 e as 12h. O novo canal foi o 14.º mais visto do cabo.

Estes dados comparam com a audiência média de mais 53,8 mil telespectadores da CNN Portugal (share de 2,6% e audiência de 0,6%) e de 39,9 mil da SIC Notícias (share de 1,9% e audiência de 0,4%).

Já a CMTV, também da Medialivre, mas identificada como canal generalista, registou uma média de 100,7 mil telespectadores na segunda-feira.

O olhar da concorrência

Para Ricardo Costa, director de informação do grupo Impresa, o Now “é mais um canal que chega e será encarado como foram outros anteriores”, cita o Eco. “É mais um concorrente. A concorrência geralmente faz bem ao mercado e também nos faz bem, obriga-nos a olhar para o que fazemos, a pensar um pouco mais estrategicamente”, disse também o responsável.

Já para Nuno Santos, da CNN Portugal, a chegada do novo canal é recebida “com a expectativa, curiosidade e atenção que todos os players nos merecem”. “Não falo por antecipação. Mas no nosso caso, estamos prontos”, acrescentou.

A RTP preferiu não fazer comentários ao Eco, segundo o jornal.

(Créditos da imagem: página oficial de Facebook do Now)