Murdoch tem herdeiro no império dos “media”

Foi alcançado um acordo que confirma Lachlan Murdoch, o filho mais velho de Rupert Murdoch, como o herdeiro do controlo dos negócios da família, nomeadamente a News Corporation e a Fox Corporation, após a morte do pai.
Segundo um comunicado citado pela agência Lusa, três dos outros filhos de Murdoch – Prudence MacLeod, Elisabeth e James Murdoch – aceitaram abdicar das suas participações nas duas empresas em troca de compensações financeiras. Assim, o poder de decisão futura ficará nas mãos de Lachlan, que já dirige actualmente a Fox News e a News Corp.
Apesar deste acordo, todos os filhos de Murdoch continuam a ser beneficiários do fundo familiar, uma estrutura legal usada para gerir heranças e proteger património.
Este desfecho surge na sequência de uma disputa judicial. Em Dezembro, um tribunal do Nevada considerou que Rupert e Lachlan Murdoch agiram de má-fé ao tentarem alterar os estatutos do fundo familiar para garantir que apenas Lachlan tivesse poder de decisão após a morte do pai. Segundo noticiou o New York Times, a decisão foi rejeitada pelo tribunal.
A motivação de Rupert Murdoch parecia estar ligada ao receio de que a Fox News pudesse abandonar a sua linha conservadora, caso a mesma ficasse sob a influência de filhos como James e Elisabeth. James Murdoch, por exemplo, distanciou-se progressivamente da orientação ideológica da família e demitiu-se da News Corp em 2020, tendo inclusive apoiado publicamente a democrata Kamala Harris, adversária de Donald Trump nas eleições de 2024.
(Créditos da imagem: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images)