A empresa francesa CMA CGM quer comprar a Altice Média por 1,55 mil milhões de euros, e o negócio foi autorizado, com reservas, pela Autoridade da Concorrência e pela entidade reguladora da comunicação social francesa, Arcom, noticia o Le Monde.

A Altice Média, que pertence ao Grupo Altice France e emprega mais de 1500 pessoas, das quais 900 jornalistas, é um dos principais grupos de media franceses e detém meios como o canal de televisão BFM e a estação de rádio RMC.

A CMA CGM, empresa de transporte marítimo, tinha anunciado, em Março, a sua intenção de comprar a totalidade do capital da Altice Média. A CMA CGM já é proprietária de alguns títulos, incluindo o jornal La Provence, adquirido em 2022.

“Embora a autorização tenha sido aprovada pela Autoridade, por excluir riscos anti-concorrenciais na maioria dos mercados afectados pela operação, foi identificado um risco para o mercado a nível local“, refere a Autoridade da Concorrência, citada pela Bloomberg, no Eco, salientando a concentração entre o canal de televisão BFM PACA e o La Provence.

Para mitigar os riscos, a CMA CGM compromete-se a manter os departamentos de publicidade dos dois meios separados e a abster-se de qualquer prática de associação na venda de espaço publicitário entre a BFM PACA e o La Provence.

Desta forma, a Altice France, fundada e detida pelo empresário Patrick Drahi, irá alienar do Grupo a sua operação de media, para reduzir o peso da dívida do Grupo.

(Créditos da fotografia: imagem de capa da conta oficial do X da Altice France)