Lançado em contraciclo novo jornal ao domingo em França
![](https://clubedeimprensa.pt/wp-content/uploads/2023/10/catalog-cover-large.jpg)
Foi lançado em França um novo jornal de domingo – "La Tribune Dimanche", numa altura em que se regista uma queda nas vendas da imprensa escrita, conflitos culturais e um escrutínio dos proprietários milionários dos meios de comunicação social.
Trata-se do primeiro lançamento de um jornal impresso em França nos últimos 10 anos.
De acordo com o britânico “The Guardian”, o "Tribune Dimanche" disponibiliza uma mistura de notícias, reportagens regionais, cultura e conteúdos “lifestyle”. O lançamento ocorre num contexto de declínio das vendas de jornais impressos em toda a Europa e de uma redução da rede de distribuição da imprensa francesa – muitos quiosques de jornais estão fechados aos domingos, e alguns jornais dependem de vendedores que montam bancas nos centros das cidades.
Contudo, as vendas deste jornal serão analisadas por políticos e comentadores, uma vez que a França está a viver uma polémica intensa relacionada com os jornais de domingo, os conflitos culturais de extrema-direita e o papel dos industriais multimilionários na propriedade dos meios de comunicação.
Jean-Christophe Tortora, presidente do jornal "La Tribune Dimanche", enfatizou que o lançamento do jornal é o resultado de um projecto de longa data e não tem como objetivo entrar em conflito com outros jornais concorrentes. No entanto, a estreia do "La Tribune Dimanche" acontece ao mesmo tempo em que o único jornal de domingo, "Le Journal du Dimanche", passou por uma reformulação radical, destacando políticas de identidade e ideias de extrema-direita após ser adquirido pelo conservador católico Vincent Bolloré.
Bolloré tem sido criticado pelas suas inclinações políticas e pelo seu impacto na democracia. O "Journal du Dimanche" enfrentou a greve mais longa de jornais desde os anos 1970 devido à nomeação de um editor conotado com a extrema-direita. As vendas do jornal sob a nova gestão em agosto foram relatadas em cerca de 61.000 exemplares, consideradas respeitáveis, mas desde então houve uma queda não confirmada para cerca de 49.000 exemplares.
O novo jornal de domingo, "La Tribune Dimanche", espera atrair leitores que se sentiram desapontados com a transformação radical do "Journal du Dimanche".