O jornal Nascer do Sol está de regresso às bancas com uma nova “cara”, agora sob a alçada da Media Capital, que concluiu a sua aquisição no final de Julho. O semanário apresenta uma nova identidade gráfica, um novo formato e uma aposta editorial renovada. 

De acordo com o director, Mário Ramires, um regresso ao cabeçalho do jornal, este abandona o formato tablóide e assume um formato maior (berliner) com um grafismo “mais moderno e mais sóbrio”. 

Nesta nova fase, o foco do Nascer do Sol incide em áreas como a política, economia, cultura, desporto e informação internacional, tanto na versão impressa como nas edições digitais e apps. A edição física chega às bancas acompanhada por uma revista da marca Versa, orientada para o lifestyle, tendências, sociedade e entretenimento. 

Entre os destaques editoriais estão o regresso de secções que marcaram os primeiros anos do jornal, como “Entrevistas Imprevistas”, assinadas por Vítor Rainho, “Biblioteca Pessoal”, de José Cabrita Saraiva, “A Semana”, de João Marques Almeida, e “Portugal Seria Um Ótimo Local Para Se Fazer Um País”, com apontamentos de Miguel Somsen. 

Com a integração no universo da Media Capital, o Nascer do Sol e a revista Versa reforçam as suas equipas com novos jornalistas e colunistas, incluindo nomes como José Eduardo Moniz, Nuno Santos e Pedro Santos Guerreiro, do universo da TVI.

A estes juntam-se, também, colaboradores externos como Álvaro Beleza, Adalberto Campos Fernandes e Rui Calafate, além de nomes já associados ao jornal como Rui Moreira, Eduardo Oliveira e Silva, António Cluny, Rui Patrício e Luciano Alvarez. 

Esta edição é a primeira do 20º aniversário do jornal, um projecto de José António Saraiva, recentemente falecido, e do qual Mário Ramires foi também fundador e proprietário até ao Verão de 2022. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Ramires foi jornalista na Agência Lusa, Rádio Comercial, Jornal O Século, Revista Sábado, Semanário Expresso, Semanário Sol e Jornal i, tendo em alguns deles assumido funções de editor e director.