O El País lançou, em Maio, uma nova edição, em espanhol, especialmente dirigida à população hispânica a viver nos Estados Unidos, anunciou o próprio jornal.

O objectivo é disponibilizar informação local, publicada e editada por profissionais no terreno, a todos os falantes de espanhol nos EUA, sejam imigrantes, hispânicos de segunda geração ou quaisquer outros leitores interessados em aceder à informação em espanhol.

“O El País US aspira a ser a voz informativa e o lugar de encontro do universo latino” nos EUA, lê-se no comunicado.

Esta é uma extensão do projecto El País Américas, iniciado em 2013, que conta com edições próprias no México, Colômbia, Argentina e Chile.

“É uma edição feita nos Estados Unidos, que nos vai permitir avançar na nossa aposta de informar a comunidade latina”, explicou a directora do diário, Pepa Bueno. “O nosso desafio é oferecer uma voz e um espaço informativo rigoroso aos mais de 60 milhões de pessoas que falam espanhol nos Estados Unidos, com o objectivo de fomentar a participação na vida política, social, económica ou cultural de uma comunidade chave na estrutura diária da democracia norte-americana”, acrescentou.

O lançamento do El País US chega num momento crucial, tendo em conta as eleições presidenciais de 5 de Novembro. Segundo o Nieman Lab, cerca de 36,2 milhões de cidadãos latinos poderão votar nas eleições.

“Nenhum candidato pode chegar à Casa Branca sem somar o apoio hispânico”, refere o comunicado do El País.

A edição norte-americana do jornal funcionará como as restantes edições e incluirá tanto notícias de última hora como reportagens de fundo. Além de site próprio, esta edição tem as suas próprias contas no Instagram e no X.

O jornal já tem correspondentes e editores bilingues a trabalhar em várias regiões dos EUA, sob a direcção de Inés Santaeulalia, que está sediada em Nova Iorque.

O El País, que actualmente faz parte do Grupo Prisa Media, foi fundado como diário em Espanha em 1976.

(Créditos da imagem: captura de ecrã da conta de Instagram do El País US)