Como a plataforma Tribuna quer reinventar os “media” desportivos

A Tribuna, uma editora desportiva originária da Bielorrússia e da Ucrânia, está a apostar numa estratégia de expansão com o objectivo de "reinventar os media", desafiando os modelos tradicionais do sector.
Fundada em 2010 como Goals.by, transformou-se ao longo da última década numa rede internacional de sites dedicados ao futebol, disponível em vários idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol e árabe.
Em entrevista ao The Fix, o CEO Maks Berazinski explicou que a expansão foi impulsionada pela criação de uma nova plataforma tecnológica que foi pensada como "uma base versátil para projectos futuros", permitindo, por exemplo, lançar uma aplicação para qualquer clube ou liga "em apenas 24 horas".
A nova plataforma unifica todos os projectos da Tribuna, desde os sites locais até aos internacionais, facilitando o desenvolvimento e implementação de novas funcionalidades, o que reduz custos e aumenta a eficiência. A aplicação Football Xtra, lançada em Junho, é um dos principais produtos dessa estratégia. Contém conteúdos exclusivos que visam transformar utilizadores em assinantes, como dados financeiros sobre jogadores, enquanto mantém gratuitos os conteúdos mais tradicionais, como notícias e resultados.
Com uma equipa remota de mais de 200 pessoas espalhadas por 28 países, a gestão torna-se um desafio. O CEO da Tribuna aponta os gestores de produto como o elo essencial entre os mundos técnico e de conteúdo: “A tarefa deles é tentar conectá-los, traduzir da linguagem dos programadores para a linguagem editorial e vice-versa", explica.
O mercado árabe tem sido a principal aposta, que, segundo Berazinski, "traz mais tráfego do que a versão em inglês", devido à fraca concorrência. Para garantir qualidade, contrataram um antigo editor do site árabe do Manchester City, que lidera agora uma equipa local.
Um aspecto distintivo da Tribuna é o forte envolvimento dos utilizadores. Contrariamente a outros meios que eliminaram secções de comentários, a Tribuna promove activamente a participação do público, permitindo que este "se torne coautor da história". Os utilizadores podem interagir com o conteúdo, publicar os seus próprios textos e ver o seu trabalho promovido na página principal, fomentando uma comunidade activa de adeptos.
No plano tecnológico, a empresa está a investir em inteligência artificial para optimizar processos e economizar tempo. Berazinski menciona que publicam cerca de mil conteúdos por dia, e só a marcação manual de cada um leva "uma quantidade considerável de tempo", algo que pretendem automatizar. Além disso, planeiam usar IA para prever resultados desportivos com base em décadas de dados acumulados.
Berazinski acredita que o desporto é uma área inexplorado e com grande potencial para conteúdos premium.
(Créditos da imagem: Tribuna.com)