Começou o julgamento dos Panama Papers
Começou no passado dia 8 de Abril o julgamento do processo “Panama Papers”, oito anos depois da publicação da investigação jornalística com o mesmo nome, noticia a Associated Press.
A investigação que ficou conhecida como “Panama Papers” foi publicada em 2016 e revelou um esquema de lavagem de dinheiro, evasão fiscal e corrupção à escala mundial, envolvendo várias figuras públicas, incluindo políticos, celebridades e atletas de renome.
O trabalho começou com a fuga de mais de 11 milhões de documentos da sociedade de advogados Mossack Fonseca entregues por uma fonte anónima a dois jornalistas alemães do jornal Süddeutsche Zeitung.
Os jornalistas partilharam a informação com Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla em inglês), tendo sido reunida uma equipa de centenas de jornalistas de mais de 100 órgãos de comunicação em todo o mundo, incluindo o Expresso, em Portugal.
“O processo vai ficar julgado em apenas três semanas, na Cidade do Panamá, e as sessões podem ser acompanhadas em direto na Internet”, diz Micael Pereira, grande repórter do Expresso que esteve envolvido na investigação.
Entre os 27 réus agora julgados estão os proprietários da sociedade de advogados, que fechou em 2018.