BBC recupera público jovem com oferta de podcast
Num artigo publicado no NiemanLab, e republicado no IJnet, Imran Rahman-Jones destaca os desafios enfrentados pelos meios de comunicação tradicionais para atrair e reter a atenção do público jovem.
O artigo aponta estatísticas que revelam uma queda significativa no acesso directo de jovens de 18 a 24 anos a notícias online por meio de sites ou aplicações específicas, contrastando com a estabilidade entre pessoas com mais de 35 anos. Mais de três quartos dos jovens entre os 18 e os 24 anos que veem vídeos relacionados com notícias encontram-nos nas redes sociais.
Devido ao modelo de financiamento da BBC, que a torna responsável por atingir todos os públicos, independentemente da idade ou dos rendimentos, o artigo destaca a necessidade de encontrar maneiras de envolver os jovens e dá como exemplo o podcast "The Reliable Sauce". O podcast é uma iniciativa recente da BBC para reconquistar esse público, desenvolvido pelos jornalistas Kirsty Grant e Jonelle Awomoyi.
O podcast, criado pelo serviço de streaming da BBC, BBC Sounds, adopta uma abordagem descontraída e menos rígida na apresentação das notícias. Baseando-se nos comentários do público nas redes sociais, especialmente no TikTok, os apresentadores discutem as histórias da semana de forma mais informal durante cerca de meia hora.
“Um episódio que foi transmitido algumas semanas após o início do conflito entre Israel e Gaza passou de uma conversa sobre fantasias de Halloween de celebridades para o stress dos exames na escola e para os métodos de verificação utilizados pelos jornalistas para combater a desinformação sobre o conflito nas redes sociais”, exemplifica Rahman-Jones.
O artigo destaca a importância de ter apresentadores que compreendem o público jovem e a flexibilidade para abordar temas variados de interesse.
A editora de formatos de notícias e inovação na BBC Sounds, Nicky Birch, destaca a necessidade de oferecer informações que interessam aos jovens, adaptando-se ao estilo de consumo de notícias nas redes sociais.
"As notícias para os jovens são informações que lhes interessam - em vez de talvez o que a BBC sempre decidiu tradicionalmente ser notícia", disse Birch.
O sucesso do podcast é evidenciado pelo facto de 28% dos ouvintes do "The Reliable Sauce" na BBC Sounds terem menos de 35 anos, representando a maior proporção de ouvintes jovens em comparação com outros produtos de notícias áudio da BBC.
O facto de os hábitos noticiosos estarem a mudar não significa que não haja apetência para as notícias. "É muito preguiçoso dizer que os jovens não se preocupam com as notícias", disse Kirsty Grant, coapresentadora do podcast Reliable Sauce da BBC. "Estão a deixar de ver as notícias. Mas acho que isso não é o mesmo que não querer entender ou não se importar."
A abordagem mais flexível e a escolha de histórias relevantes, alinhadas com a agenda editorial do público jovem, contribuem para a validação da estratégia, evidenciada pelos números e interacções positivas nas redes sociais, especialmente no TikTok.
Este artigo destaca a importância de entender e adaptar-se aos padrões de consumo de notícias dos menores de 25 anos, observando “influencers” e criadores de conteúdo que têm impacto nesse grupo demográfico.