BBC quer apresentadores “emblemáticos” imparciais
A BBC estabeleceu novas directrizes para a utilização das redes sociais pelos apresentadores de "programas emblemáticos", na sequência da polémica ocorrida com o "Match of the Day" e o respectivo apresentador Gary Lineker.
As novas directrizes exigem que os 14 principais apresentadores de 12 programas designados "respeitem a imparcialidade da BBC" durante os períodos em que os seus programas estão no ar, bem como nas duas semanas anteriores e posteriores à transmissão.
Durante esse período, os apresentadores não podem apoiar ou atacar qualquer partido político, "criticar o carácter" de políticos do Reino Unido, comentar questões que estejam em “debate político" durante uma eleição ou referendo em qualquer parte do Reino Unido, assumir cargos oficiais em grupos de campanha ou participar em angariação de fundos ou campanhas. No entanto, eles podem expressar opiniões de forma mais livre em público, desde que respeitem as expectativas de um "debate público civilizado" que se aplica a todos os colaboradores da BBC.
Essas novas directrizes afectam apenas os apresentadores principais, não afectando colaboradores, especialistas e anfitriões convidados. Entre os apresentadores nomeados pela BBC como sujeitos a estas novas directrizes figuram, além de Gary Lineker, Fiona Bruce e Lord Alan Sugar, entre outros.
As novas orientações surgiram após uma revisão das directrizes de redes sociais da BBC conduzida por John Hardie, ex-director executivo da ITN. A revisão recomendou que os apresentadores de alto nível, que não estão envolvidos no jornalismo, possam expressar opiniões sobre questões e políticas, mas não devem fazer campanha por partidos políticos ou organizações activistas.
Além disso, a BBC estabeleceu oito regras gerais para todos os colaboradores ao usar as redes sociais, que visam: tratar os outros com respeito, mesmo em caso de abuso; não usar linguagem ofensiva ou agressiva e comportar-se com cortesia; ter especial cuidado ao comentar os assuntos que suscitam debate; não atacar pessoas, mesmo quando não concorda com as suas opiniões; ter cuidado com as refutações – podem alimentar o conflito; não criticar os colegas em público, respeitar a privacidade do local de trabalho e a confidencialidade dos comunicados internos, não se envolverem em discussões que reflictam mal sobre si ou sobre a BBC e não promover a violação da lei.
A revisão surge depois de Lineker ter sido convidado a afastar-se da apresentação do "Match of the Day" por ter criticado no Twitter a Lei da Migração Ilegal do Governo como "uma política incomensuravelmente cruel". Contudo, foi reintegrado no programa na semana seguinte.
A análise de Hardie também aconselhou a que todos os que apresentam programas da BBC respeitem a diversidade de opiniões e exemplifiquem o espírito de cortesia da BBC nas redes sociais".