A revista Life vai voltar a ser editada regularmente em papel, depois de os direitos de publicação terem sido comprados pelo casal de investidores Joshua Kushner e Karlie Kloss, anunciou o New York Times (NYT).

O negócio está ser feito com a Dotdash Meredith, empresa de comunicação social norte-americana dona de várias outras publicações, que continuará a ter os direitos sobre o arquivo da revista, incluindo o seu espólio fotográfico.

A revista passa, assim para as mãos da Bedford Media, startup de média de Katie Kloss, modelo e empreendedora, que assume o papel de CEO da empresa, e do seu marido Joshua Kushner, irmão do genro de Donald Trump e multimilionário dono de Thrive Capital, empresa de capitais de risco. O casal tem vindo a investir no sector, através da Bedford Media, tendo recentemente comprado a revista de moda britânica i-D.

“O legado da Life reside na sua capacidade de misturar cultura, acontecimentos actuais e vida quotidiana — destacando os triunfos, os desafios e as perspectivas únicas que nos definem”, disse Kushner num comunicado citado pelo NYT.

Numa altura em que várias outras publicações estão a reduzir as suas equipas ou mesmo a fechar portas, Katie Kloss acredita que a nova aposta na revista irá vingar. “Vemos a Life como uma voz inspiradora e unificadora num cenário mediático caótico”, disse a empreendedora.

A revista Life, lançada em 1883 e conhecida pela sua forte aposta no fotojornalismo, foi central na divulgação da cultura norte-americana do século XX. Ali foram publicados, por exemplo, trabalhos do famoso fotógrafo Robert Capa, lembra o NYT. A revista teve durante décadas edição semanal em papel, mas a partir de 2008 ficou reduzida apenas à presença digital com algumas edições especiais.

(Créditos da fotografia: Dodo553673733, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)