Uma das estratégias que podem aumentar a confiança nos trabalhos jornalísticos é a explicação da escolha das fontes citadas, explica numa recente newsletter o Trusting News, um projecto de investigação sobre a confiança do público no jornalismo.

“As pessoas assumem que escolhemos as fontes para forçar um determinado ângulo, para dar força à nossa própria agenda (ou à agenda das fontes), para dar uma boa ou má imagem de um dos lados, etc.”, lê-se na newsletter.

Uma forma de aumentar a confiança que o público tem nas histórias passa por incluir uma explicação dos motivos que levaram o jornalista a entrevistar determinada pessoa e a considerá-la válida, competente e credível para a sua peça.

A experiência profissional da fonte, o trabalho em contextos específicos ou a vivência de histórias de vida muito marcantes são algumas justificações que podem acrescentar credibilidade às histórias. Num exemplo sobre o uso desta boa prática em reportagens sobre o conflito entre Israel e o Hamas, o Trusting News refere o caso de uma redacção que explicou ao seu público que entrevistou determinadas fontes por estas terem experiência enquanto militares israelitas; por trabalharem numa cidade palestiniana rodeada de colonatos israelitas; por terem um familiar feito refém pelo Hamas; ou por a família ter sobrevivido ao Holocausto.

A Trusting News acrescenta outras explicações que podem ser partilhadas com o público, tais como a inclusão de fontes por trazerem perspectivas que ainda não tinham sido consideradas na cobertura de um assunto, ou por expressarem sentimentos aparentemente contraditórios, o que ajuda a dar conta da complexidade das situações.

Este tipo de partilha, segundo o projecto, além de aumentar a percepção de confiança, acrescenta credibilidade às histórias e transparência na relação com o público, e permite a criação de uma relação mais cuidada com as pessoas, público e fontes.

No site do Trusting News, existe uma ferramenta mais alargada com uma lista de tipos de informação que os jornalistas podem considerar incluir nas suas histórias  (https://trustingnews.org/trustkits/explain-sourcing/).

Além disso, são dadas pistas de como esta informação pode ser integrada nas reportagens, desde caixas com explicadores ou notas prévias até publicações nas redes sociais ou a simples integração da informação no corpo do texto.

Na página do projecto, existem ainda exemplos práticos de como algumas redações têm estado a pôr esta estratégia em prática.

Estas sugestões surgem no contexto de uma checklist () criada para ajudar os jornalistas a evitar conteúdos noticiosos demasiados simplificados e polarizadores.

(Créditos da fotografia: Vanilla Bear Films no Unsplash)