Desde a época de 1974/1975 que o “60 minutes” é o programa televisivo de informação mais visto nos Estados Unidos, segundo dados recentes da Nielsen, noticia o Axios.

O programa da CBS, que foi lançado em 1968, chega, assim, à sua 50.ª época consecutiva no primeiro lugar dos programas noticiosos com mais audiência.

Embora a transição para o streaming e para o digital esteja a ser uma ameaça para a maioria dos programas de TV, o “produto básico da CBS News” continua a ser um sucesso. Recentemente, uma das edições ultrapassou os 8,5 milhões de telespectadores.

“Temos protegido o nosso legado sendo consistentes ao longo destas décadas”, disse ao Axios o produtor executivo, Bill Owens, acrescentando que “quando há um grande acontecimento sobre o qual as pessoas precisam de saber mais”, tal como a crise financeira de 2008, o público procura o programa para se sentir informado.

A equipa do “60 minutes” tem também apostado nas plataformas digitais como forma de se manter relevante. No TikTok e no Instagram, o programa conta já com mais de um milhão de seguidores, e no YouTube a visualização duplicou entre 2022 e 2023, o que representa “uma grande conquista num grupo demográfico importante”, afirmou Bill Owens.

A adaptação aos novos temas de relevo para o público, tais como a “inteligência artificial e as alterações climáticas”, tem sido outra das apostas do programa, explica o produtor executivo.

(Créditos da imagem: site da CBS News)